Bromo | Br

Bromo | Br

O Bromo (Br) é um elemento químico de símbolo Br, o bromo enquadra-se no grupo VIIa da tabela periódica, que reúne os chamados halogênios, elementos não-metálicos que apresentam grande afinidade por outros corpos e que, assim, tendem à formação de sais. O bromo não é encontrado em estado elementar na natureza, mas existe em abundância na forma de sais de bromo na água do mar e dela é obtido em reação com cloro. Apresenta-se como uma mescla de dois isótopos principais (variedades de um mesmo elemento com número de nêutrons diferente), Br79 e Br81, com a presença de traços de isótopos diferentes, com propriedades radioativas.

Em 1826, Antoine-Jérôme Balard isolou, a partir da concentração residual da água das salinas, uma substância líquida avermelhada e de odor penetrante, que seria chamada bromo (do grego bromos, "aroma").

Bromo | BrComo os demais halogênios, o bromo caracteriza-se por sua elevada capacidade de oxidação, responsável pela facilidade para se combinar com outros elementos e dissolver-se em numerosos compostos orgânicos, como o álcool, o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. A propriedade oxidante do bromo é também responsável pela liberação de uma elevada quantidade de calor em reações com determinados elementos, como o fósforo e o alumínio, com risco de explosões.

Além disso, a multiplicidade de estados de oxidação dos halogênios dá lugar a numerosas substâncias iônicas, o que implica uma diversidade de combinações. Assim, aos estados de oxidação +1, +3, +5 e +7 correspondem os íons BrO- (hipobromito), BrO-2 (bromito); BrO-3 (bromato) e BrO-4 (perbromato).

Entre seus compostos químicos destaca-se, pela importância industrial, o ácido bromídrico, HBr. Trata-se de um gás incolor, solúvel em água, muito utilizado em diversos processos tecnológicos e em pesquisas químicas, como catalisador de reações orgânicas (isto é, acelera esse processo sem intervir neles). Cabe mencionar também o dibromoetano, líquido empregado como aditivo antidetonante na gasolina, para eliminar os resíduos de chumbo do cilindro nos motores a explosão; o brometo de prata (AgBr), sensível à luz, utilizado nas emulsões fotográficas; e o bromofórmio (CHBr3), solvente orgânico utilizado em muitos processos químicos de extração.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem