A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá | Florestan Fernandes

A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá | Florestan Fernandes

A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá | Florestan Fernandes"O ‘ciclo de guerra’ na sociedade tupinambá era dotado de ritmo regular: os ritos estabeleciam com precisão o que os indivíduos deviam fazer no curso dos acontecimentos e situações sociais, que se desenrolassem entre a determinação do ataque e a consumação do sacrifício dos inimigos aprisionados. A rigor, todas as atividades guerreiras faziam parte de um conjunto de ritos, organicamente integrados e interdependentes. Nele também se integravam os ritos de sacrifício do inimigo, de antropofagia e de renomação. 

Mesmo a regulamentação social do comportamento dos guerreiros e dos outros componentes dos bandos armados se processava por meios de rituais. Contudo, restringi-me, nesta parte do estudo, à reconstrução dos ritos relativos à determinação da guerra, dos ritos preparatórios das ações guerreiras, dos ritos propiciatórios, observados durante as incursões guerreiras, e dos ritos de tratamento do 'estranho', isto é, do inimigo. Os motivos que me convenceram a adotar semelhante sistematização dos materiais são simples, mas ponderáveis. Em primeiro lugar, os ritos ligados à definição das obrigações dos componentes dos bandos guerreiros suscitam problemas particularíssimos, cujo exame depende da discussão de questões especiais, como 'princípio de formação', 'horizonte militar', 'disciplina militar', 'liderança guerreira' etc. 

É evidente a conveniência de tratá-los separadamente, pois este método, além de favorecer a análise, permite compreendê-los como peças de sistema 'militar' tribal. Em segundo lugar, o sacrifício ritual, a antropofagia cerimonial e os rituais de renomação, quando investigados em termos da função por eles desempenhada na organização tribal, implicam problemas de outra natureza, que os ritos a serem descritos agora. Tais ritos garantiam a conservação do equilíbrio social e não tinham nenhuma conexão imediata com o sistema tecnológico tupinambá. Ao contrário portanto dos ritos discriminados no parágrafo anterior, que apesar de 'não tratarem a guerra como uma matéria prática', tinham por finalidade ou assegurar o êxito das expedições guerreiras dos Tupinambá, ou desenvolver entre os contendores certos liames específicos, sem os quais não poderiam manter relações duradouras, se isto se tornasse necessário."

www.megatimes.com.br

www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem