Cristianismo no Mundo


Cristianismo no Mundo

Cristianismo no Mundo

Religião dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada com suas pregações e de seus apóstolos, em meados do século I, na região do atual Estado de Israel e dos Territórios Palestinos. Tem origem no judaísmo e é a religião mais difundida no mundo. Divide-se em três ramos principais: catolicismo, Igreja Ortodoxa e protestantismo.

A doutrina
A fé cristã professa que o Deus criador, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas judeus, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o salvador. Jesus é morto em favor dos homens, que haviam perdido a graça de Deus e se distanciado dele no início da criação do mundo. Após morrer na cruz, Cristo ressuscita e oferece a dádiva da salvação e da vida eterna depois da morte aos que se reaproximam de Deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Para os cristãos, Deus é uma trindade, formada pelo Pai, por seu filho, Jesus Cristo, e pelo Espírito Santo. Os cristãos seguem a Bíblia, que se divide em duas partes, o Antigo e o Novo Testamento, num total de 73 livros para os católicos e 66 para os protestantes.

Expansão
O cristianismo organiza-se primeiro em Jerusalém, como um movimento interno do judaísmo. Em vida, Jesus tem poucos seguidores. Após sua morte, seus apóstolos (enviados, em grego) difundem a doutrina nas regiões do Mediterrâneo. Os cristãos são perseguidos durante o Império Romano até 313 d.C, quando o imperador Constantino lhes concede liberdade de culto. Em 392, o cristianismo se torna a religião oficial do Império. No fim da Idade Média, a expansão marítima européia leva o cristianismo à América e à Ásia. A partir do século XIX, missionários chegam também à África.

www.klimanaturali.org

Arquivo