Fundamentalismo Religioso no Mundo


Fundamentalismo Religioso no Mundo

Fundamentalismo Religioso no Mundo
Conjunto de ideologias que vêem nos fundamentos da religião a base para a organização da vida social e política. Essa postura se contrapõe à perspectiva secular adotada no Ocidente, particularmente depois da Revolução Francesa, na qual o Estado e a religião pertencem a esferas distintas. A expressão surge neste século com algumas seitas protestantes que pretendem defender e conservar os elementos "fundamentais" da fé cristã por meio da interpretação literal da Bíblia. Ao longo da história, tendências fundamentalistas surgem em várias religiões, como no islamismo, no hinduísmo e no judaísmo.


Fundamentalismo islâmico
Manifesta-se em movimentos empenhados na criação de sociedades regidas pelo Alcorão, livro sagrado do islamismo, e contrários aos modelos políticos e filosóficos ocidentais (como a separação entre Estado e religião, a democracia e o individualismo). O fundamentalismo propaga-se entre os muçulmanos especialmente após a Revolução Islâmica no Irã que instala no país um Estado teocrático, conduzido pelo líder xiita Aiatolá Khomeini Também se destaca a atuação do grupo extremista Gammaat-i-Islami, no Egito responsável por atentados terroristas sobretudo contra turistas estrangeiros em visita ao país; da Frente Islâmica de Salvação (FIS) e do Grupo Islâmico Armado (GIA), que desde 1992 vêm promovendo uma série de atentados e massacres na Argélia da milícia xiita libanesa Hezbollah, diretamente envolvida no combate a tropas israelenses instaladas no sul do Líbano; do Hamas, nos territórios ocupados por Israel, contrário ao acordo de paz entre palestinos e israelenses; e da milícia Taliban, que controla a maior parte do território do Afeganistão desde 1996 e vem implantando rígidas leis islâmicas nas regiões sob seu domínio.

Fundamentalismo Religioso no Mundo

Fundamentalismo hindu
A intolerância religiosa dos extremistas hindus na Índia ameaça o ideal de um Estado secular e pluralista, defendido na independência e incorporado à sua Constituição. O ódio desses grupos – notadamente a organização Shiv Sena e o Partido Bharatiya Janata (BJP) – para com os demais segmentos religiosos do país, principalmente os muçulmanos, dá origem a uma série de confrontos. O mais grave deles acontece em 1992, quando fanáticos hindus invadem a cidade de Ayodhya e destroem a mesquita Babri Masjid, deflagrando uma onda de violência que causa mais de 2 mil mortes. O BJP torna-se a força política de maior importância do país nas eleições legislativas de 1998 e de 1999, e o líder do partido, Bihari Vajpayee, assume a chefia do governo indiano. A realização de cinco testes nucleares subterrâneos nos meses seguintes à sua posse é vista como uma demonstração do nacionalismo hindu.

Fundamentalismo judaico
Está associado a facções religiosas radicais em Israel, como o Eyal (Força Judaica Combatente) e o Kahane Vive. Esses movimentos condenam o acordo de paz entre palestinos e israelenses, que prevê a devolução dos territórios conquistados por Israel na Guerra dos Seis Dias. Para eles, a entrega de terras bíblicas, como Hebron, Jericó e Nablus, na Cisjordânia, é uma afronta à vontade de Deus. Ela contraria a aspiração judaica do retorno a uma Grande Israel, similar aos tempos do rei Davi, que por volta de 1000 a.C. pacifica a região e transforma Jerusalém em centro religioso. A efervescência dessas idéias leva ao assassinato, em 1995, do primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, mentor do acordo de paz ao lado de Yasser Arafat. O culpado, Yigal Amir, membro do Eyal, justifica sua atitude afirmando que Rabin era um traidor do ideal judaico por devolver regiões ocupadas aos palestinos.

www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem