Instrumentos Musicais | Cordas

Instrumentos Musicais | Cordas

São os instrumentos que produzem sons por meio da vibração de cordas, popularmente chamados de instrumentos de corda.

Bandolim
instrumento de origem italiana tocado com palheta e que possui o bojo de ressonância arredondado. É utilizado em danças e folguedos, como fandangos, marujadas, folias e terno de reis.

Banjo
de origem norte-americana, é semelhante ao cavaquinho, porém a caixa de ressonância é forrada com pele de animal ou sintética, o braço é comprido e estreito, e o som, mais grave. Utilizado no carimbó paraense.

Cavaquinho
espécie de viola pequena, com quatro cordas. De origem portuguesa, está presente em todo o Brasil como um dos principais instrumentos do samba e do choro, participando ainda do fandango, das folias de reis e das congadas.

Rabeca
de origem árabe (rebab), é uma espécie de violino de som grave, com três ou quatro cordas, normalmente, de náilon. O músico, em geral, apóia o instrumento no peito ou no ombro esquerdo. Presente em danças e folguedos, como a congada, o moçambique e o fandango. Com o nome de ravé, é utilizada nas tradições musicais dos índios guaranis.

Viola-de-cocho
espécie de violão pequeno, com cinco cordas. Feito de tronco escavado, com tampo sem abertura ou com um pequeno furo, é um instrumento típico dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, utilizado na dança do Cururu, na de São Gonçalo e no Siriri.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com

Postagem Anterior Próxima Postagem