Zeus | Senhor Supremo dos Céus e Deus Supremo da Mitologia Grega

Zeus | Senhor Supremo dos Céus e Deus Supremo da Mitologia Grega

Zeus | Senhor Supremo dos Céus e Deus Supremo da Mitologia GregaZeus é o Senhor Supremo dos Céus e Deus Supremo da Mitologia Grega. Filho de Cronos, Rei dos Titãs, e Rhea(Réia), nascido no Monte Ida, Ilha de Creta. Conhecido pelo nome Romano de Júpiter, tinha como irmãos Poseidon (ou Posídon), Hades, Deméter, Héstia e Hera de quem era tambem marido, e pai de diversos deuses, como Atena, Ártemis e Apolo, e semi-deuses, como Hércules.

Segundo o mito, durante muito tempo quem governou a Terra foi o tirano Urano (o Céu). Até que foi deposto por Cronos, seu filho. Então Urano profetizou que Cronos, também seria destronado por seu próprio filho.

Cronos, temendo a maldição, passou a devorar vivos os próprios filhos, logo que estes nasciam. Vários bebês tiveram esse destino. Sua mulher Réia, porém, nào podia deixar de amar seus filhos. Assim, após dar a luz a um menino, Réia enganou o marido, dando um potro a Cronos. Este ansioso por se proteger da profecia, devorou o potro sem perceber o embuste. Alguns poetas, de forma diferente, dizem que Cronos engoliu um saco de pedras. Reia levou o filho salvo para um local seguro, dando-lhe o nome de Zeus (Tesouro que reluz).

Guerra de Titãs
O garoto cresceu, e sabendo das barbaridades do pai, revoltou-se contra ele, decidindo vingar os irmãos mortos. Conheceu então Poseidon e Hades, seus irmãos, salvos da mesma forma que ele. Zeus e seus irmãos então revoltaram-se contra Cronos e os Titãs, iniciando com eles uma guerra contra Cronos.

Segue-se uma terrível batalha e a profecia se cumpre: Cronos é deposto pelo próprio filho. Alguns autores afirmam que Zeus pode ter retirado os irmãos da barriga do pai, fazendo com que este vomitasse.

Depois da revolta Zeus dividiu os reinos com seus irmãos Posídon e Hades. Zeus ficou com o Céu, Posídon com os Oceanos e Hades com o Reino dos Mortos. Usava como arma os raios e um escudo chamado Égide (feito por seu filho Hefesto).

Zeus, curioso para saber o tamanho de seus domínios, solta duas águias de extremos opostos do mundo. As imensas aves atravessam a Terra e se encontram no vale de Delfos, na encosta Sul do monte Parnaso. Ali foi posta uma pedra chamada "omphalus", simbolizando o umbigo do mundo.


Filhos
Com sua irmã Hera foi pai de Hefesto, deus do fogo; Hebe e Ares, deus da Guerra.

Apesar de casado com Hera, Zeus tinha inúmeras amantes. Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose em animais, sendo dois dos mais famosos o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim sendo, teve muitos filhos ilegítimos, como Hércules por exemplo.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem