Boxe nos Jogos Olímpicos

Boxe nos Jogos Olímpicos

Boxe nos Jogos Olímpicos
Com registros datados de 3000 a.C., o boxe é considerado uma das mais antigas formas de luta. O esporte, então chamado de pugilato, já tinha popularidade. Na estréia nos Jogos da Antiguidade, no século IV, os atletas utilizavam faixas de couro enroladas nas mãos e o combate durava o tempo necessário até um dos oponentes cair ou desistir. Nos da Era Moderna, a modalidade passou em branco em algumas edições até reaparecer na Antuérpia 1920 para ficar de vez. Em Jogos Olímpicos, onde o boxe é amador, os pugilistas utilizam luvas, sapatilhas e protetores para boca, genitais e cabeça.

Os combates duram quatro assaltos de dois minutos cada. Há duas formas de se definir o vencedor: uma é pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; a outra é o nocaute, quando um dos lutadores é atingido a ponto de não conseguir prosseguir. A modalidade é dividida em 11 categorias, segundo o peso dos atletas.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Saint Louis 1904.

No boxe profissional, o lutador não utiliza equipamentos de segurança. No boxe olímpico, usa uma proteção na cabeça que se assemelha a um capacete;

Os golpes baixos são aqueles aplicados abaixo da linha da cintura e são proibidos. Os permitidos são aqueles aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen.

Os dois semi-finalistas recebem a medalha de bronze;

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem