Triatlo nos Jogos Olímpicos
O triatlo nasceu em 1974, na Califórnia, Estados Unidos. Um clube de San Diego deu férias aos seus atletas e passou uma planilha de treinamentos com exercícios de natação e de ciclismo como para aprimorar os treinos de atletismo. Quando voltaram das férias, os treinadores fizeram testes para saber se o "dever de casa" havia sido feito. Os atletas tinham que nadar 500m, pedalar 12km e correr 5km. A "brincadeira" caiu no gosto dos praticantes e foi repetida nos anos seguintes, passando por diversas modificações até a sua forma atual.
No triatlo, três provas de diferentes esportes são disputadas consecutivamente: natação, ciclismo e corrida. Para praticar o triatlo olímpico, o atleta deve nadar 1,5km, pedalar 40km e correr 10km. Além do esforço para concluir as distâncias, o triatleta precisa ser ágil na transição - o espaço em quem ele muda de prova: da natação para o ciclismo, deste para a corrida. Isso porque há uma área de transição específica, primeiro para se pegar a bicicleta e depois para deixá-la.
A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Sidney 2000.
Um grupo de sócios do Waikiki Swin Club, no Havaí, propôs uma disputa para ver quem era realmente um "ironman" (homem-de-ferro) e criou uma disputa que tem percursos ainda maiores: 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42.195m de corrida.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com