Vôlei | Regras e Origem do Vôlei

Vôlei | Regras e Origem do Vôlei

Vôlei | Regras e Origem do Vôlei
O vôlei é regulamentado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), no mundo, e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Brasil. É esporte olímpico desde 1964, em Tóquio. Além dos Jogos Olímpicos, os principais eventos do vôlei são o Campeonato Mundial, disputado a cada quatro anos desde 1949, a Liga Mundial e o Grand Prix, realizados anualmente para homens e mulheres, respectivamente, e a Copa do Mundo, que ocorre a cada quatro anos desde 1965. No Brasil, os principais campeonatos são a Superliga Masculina e a Feminina.

Origens – Considerado um dos esportes que mais exigem do atleta, do ponto de vista físico, o vôlei nasceu nos Estados Unidos, em 1895, como alternativa mais leve para as pessoas que não tinham fôlego para praticar o basquete, criado quatro anos antes. O professor de educação física William G. Morgan, da Associação Cristã de Moços (ACM) de Holyoke, no estado de Massachusetts, é considerado o pai do esporte, que chega ao Brasil em 1915, também pelas mãos de professores da ACM, em São Paulo.

Regras – O jogo é disputado em uma quadra de 9 m de largura por 18 m de comprimento. A rede fica a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m, para as mulheres. A bola tem de 65 cm a 68,5 cm de circunferência e pesa cerca de 300 g. Cada equipe é disposta na quadra em duas linhas de três jogadores: uma, no fundo, de defesa; e outra, a 3 m da rede, de ataque. O objetivo do jogo é, com no máximo três toques, colocar a bola no chão da quadra adversária, ou fazer com que um jogador do time rival a coloque para fora da quadra. Cada vez que isso ocorre, o time ganha um ponto e o direito de colocar a bola em jogo com o saque, que é efetuado detrás da linha de fundo da quadra e a bola pode tocar na rede. O jogo é disputado em melhor de cinco sets – vence quem ganhar três primeiramente. Para vencer os quatro sets iniciais é preciso marcar 25 pontos – se houver empate em 24 a 24, é preciso abrir pelo menos dois pontos de diferença. Se cada time vencer dois sets, o quinto é disputado em sistema de break, até 15 pontos, também com pelo menos dois de diferença. As regras atuais estão em vigor desde 1999. No início da década de 1990, a FIVB alterou várias vezes as leis do jogo, para torná-lo mais rápido e atraente para as transmissões de televisão.

Torneios – A Copa do Mundo é disputada a cada quatro anos, sempre no Japão, na temporada anterior às Olimpíadas, e serve como pré-olímpico. A Copa dos Campeões é jogada a cada quatro anos, no ano seguinte às Olimpíadas, também sempre em território japonês. Seis seleções disputam o torneio.

No Brasil – O vôlei tem competições nacionais desde a década de 1940, mas o primeiro Campeonato Brasileiro ocorre apenas em 1962, só para homens. As mulheres entram na disputa em 1976. Na década de 1980, o esporte ganha impulso, com a conquista das medalhas de prata da seleção masculina no Mundial de 1982, na Argentina, e nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.Em 1988, a CBV transforma o Campeonato Brasileiro em Liga Nacional. A conquista da medalha de ouro olímpica em Barcelona, em 1992, pelo time liderado por Maurício, Tande e Marcelo Negrão, dá nova injeção de ânimo e dinheiro no vôlei. O vôlei Feminino do Brasil entra para a história ao conquistar o ouro inédito, nas Olimpíadas de Beijing, na China, de 2008. A partir da temporada 1994/1995, a Liga passa a se chamar "Superliga".

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem