Carrilhões | Murilo Araújo

Carrilhões | Murilo Araújo

Carrilhões | Murilo AraújoTítulo: Carrilhões
Autor: Murilo Araújo
Gênero: Romance
Categoria: Literatura Brasileira
Arquivo: PDF
Tamanho: 80 KB

Baixar (Download)
Lido pela pela primeira vez em público, quando o autor contava com vinte anos, Carrilhões é um livro de adolescência.

Esse fato explica suas hesitações. E explica igualmente suas audácias.

Arvorava ele inicialmente, quando surgiu a lume, esta....

NOTA INDISPENSÁVEL - Em certas poesias, vai impressa em tipo maior uma ou outra frase, fortemente enfática. Ao contrário, as palavras escritas em tipo menor devem ser lidas brandamente, como num smorzando.

É que eu sentia, então, como agora, ao contrário de muitos poetas que vieram a constituir comigo depois as alas do modernismo, que a pontuação era insuficiente para dar todas as inflexões exigidas pela expressão poética.

Serviam de introdução ao livro estas palavras:

MEUS VERSOS formam simplesmente uma série de emoções ritmadas e assim devem ter ao menos um interesse psicológico.

Meus versos obterão poucos acolhimentos de estímulo ou justiça, tendo eu vivido (aliás por força das circunstâncias e não por qualquer vaidade) longe dos meios literários que geram muitas reputações.
Meus versos se exprimem algumas vezes por formas ainda não usadas, formas intermédias entre a antiga estrofação e a métrica nova, livres às vezes aparentemente ou livres-complementares, ou formando séries com as tônicas deslocadas simetricamente, linha a linha. São tentativas nascidas não da extravagância, mas da insatisfação que nos causam sempre as formas de exprimir.

Meus versos não têm frequentemente bastante clareza; é que a concisão excessiva é uma tendência geral que hoje pesa sobre quase todos os temperamentos: na poesia, futuristas ou saudosistas, um Verhaeren, um Nervo ou um Whitman, são como Debussy na música, Bergson no ensaio ou Rodin na escultura, a vitória da idéia esboçada sobre a idéia desenhada.

Meus versos, dolorosos que sejam, não nasceram nunca de pieguismos artificiais, mas têm uma origem profundamente humana: o sofrimento. E orgulho-me apenas de ter sofrido, porque a adversidade é um título de educação espiritual -é um título que me honra muito.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem