Literatura | Conceitos e Características


Literatura | Conceitos e Características

Literatura | Conceitos e Características

LITERATURA: conceito e característica

“A literatura é a arte da palavra” e “a expressão mais completa do homem”.

( Domício de Proença Filho )

“Criar em literatura não é pretender a reforma social, nem a salvação de almas, nem a defesa de idéias doutrinárias: criar em literatura é criar um estilo e, através desse estilo, oferecer uma visão do homem.” ( Wilson Martins )

Vimos que o homem se comunica com seus semelhantes, expressando-se através de uma linguagem organizada em signos lingüísticos , própria de sua cultura, e também através de códigos não-verbais.

Vamos ver agora como se dá a expressão humana através de uma arte essencialmente verbal: a literatura.


O DOM CRIADOR

O Dom criador é naturalmente concreto e não difuso. O homem nasce poeta, músico, pintor. A cultura apenas desenvolve, aperfeiçoa, melhora ou mesmo deforma o Dom. Não consegue transferi-lo de tendência, senão por exceção.

A vocação literária é, pois o Dom da palavra, como a vocação musical é Dom sonoro, a vocação escultural é Dom das formas plásticas, etc. Não devemos confundir o Dom da palavra, no sentido de gênio literário, com o termo particular de tendências natural à oratória. isto já é um círculo a mais. Não nos antecipemos. O espírito criador em literatura é o Dom geral da expressão pela palavra . Devemos dar a esses termos o sentido mais amplo possível, de modo a poder incluir os vários caminhos dessa expressão – o lírico, o épico, o dramático, o crítico, o satírico, etc.

No literato – termo tão sovado e tão malsoante como o de homem-de-letras, e por isso há quem proponha a denominação genérica de Poeta – aparece o dom da expressão verbal. Nisso está justamente seu espírito criador. A expressão verbal é mesmo, a rigor, o único fim de sua arte. Faz-se o poeta pelo dom de exprimir, tanto a si mesmo, como a vida em geral, ou a obra de arte. O dom da expressão verbal não é nem apenas subjetivo nem apenas retórico e gramatical. Interessa à própria substância da alma e da vida em geral.

Criar, em literatura, é dar vida às imagens e às idéias. É passar do domínio da meditação e da observação ao da ação, por meio da intuição criadora. É usar a liberdade e a inteligência para animar novos seres que imitem a vida, no sentido aristotélico da expressão. A literatura é, por isso mesmo, expressiva tanto da vida interior como da vida exterior. Em cada uma delas se diferencia segundo sua finalidade. Neumann fixou, com muito rigor, essa motivação variada e complexa da atividade estética. (Alceu Amoroso Lima)

1. De acordo com o texto, o homem já nasce com o potencial criador. Como a cultura interfere nesse potencial?

2. O dom criador, próprio do ser humano, pode dirigir-se a várias tendências. Quais são elas? Todas essas tendências se manifestam verbalmente? Justifique sua resposta.

3. O dom da palavra pode ramificar-se em duas habilidades. Quais são elas? O que as diferencia?

4. Para que o termo poeta poderia ser usado em lugar de literato?

5. “A literatura é (...) expressiva tanto na vida interior como na vida exterior. ”Explique o significado dessa afirmação.

6. O último parágrafo do texto explica o que é literatura, segundo o autor. E para você. o que é literatura?

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem