Anunciação do Anjo Gabriel a Maria Mãe de Jesus

Anunciação do Anjo Gabriel a Maria Mãe de Jesus

Anunciação do Anjo Gabriel a Maria Mãe de Jesus
Anunciação é a visita feita a Maria, em Nazaré, pelo anjo Gabriel, enviado por Deus para transmitir-lhe a mensagem de que fora escolhida para ser mãe do Cristo. A cena é descrita no início do Evangelho de são Lucas (1:26-38). A saudação que o anjo lhe dirige constitui o princípio da ave-maria: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Em seguida anuncia-lhe: "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. (...) O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra." Ao que Maria respondeu: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"

Na doutrina da Igreja Católica, a Anunciação, além de ser o momento em que se participa a Maria que será a mãe do Cristo, envolve ainda o mistério da encarnação e o dogma da virgindade de Maria.

Ocorre assim o mistério da encarnação, pelo qual a segunda pessoa da Trindade torna-se homem em Jesus Cristo. A questão da virgindade de Maria motivou acirradas controvérsias e várias heresias, até ser declarada dogma pelo Concílio da Calcedônia em 451.

Festejada a 25 de março, a Anunciação foi tema freqüente nas artes plásticas, fornecendo inspiração a fra Angelico, Leonardo da Vinci, Van der Weyden e Murillo, entre outros.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem