Arco, Construções em Forma de Arco

Arco, Construções em Forma de Arco

Arco, Construções em Forma de Arco
Arco. Em termos técnicos, o arco se define como um elemento construtivo e de sustentação que, de forma mais ou menos curva, cobre o vão ou espaço, existente entre dois pontos fixos. Tradicionalmente construído em pedra ou tijolo, o arco é constituído por uma série de aduelas, ou peças em forma de uma cunha truncada; a inferior de cada lado se chama emposta e a central e mais elevada, chave. Como a circunferência do extradorso é maior que a do intradorso, as aduelas se mantêm unidas pela pressão que umas exercem sobre as outras. Numa parede, as aduelas transmitem os empuxos desta sobre pontos fixos, em geral pilares ou colunas, e isso possibilita a abertura de espaços nas paredes sem afetar-lhes a resistência.

Peça fundamental no desenvolvimento das técnicas de edificação, a evolução do arco foi paralela à da própria arquitetura, levando à criação da abóbada.

Arco do Triunfo em Paris, França
Arco do Triunfo em Paris, França
O arco já era conhecido nas antigas civilizações orientais, mas os primeiros a fazerem uso generalizado dele foram os romanos. Empregavam sobretudo o de meio ponto, cuja curva é semicircular, para equilibrar os empuxos horizontais e verticais. Essa técnica permitiu aos romanos utilizar menos material em suas edificações e possibilitou a criação de construções arquitetônicas como a abóbada e a cúpula. Os monumentos comemorativos chamados arcos do triunfo constituíam uma peculiar aplicação desse elemento.

Nos séculos posteriores, foi-se aperfeiçoando a técnica do arco. No estilo românico utilizaram-se contrafortes como reforço ao clássico arco romano; a arquitetura árabe empregou sobretudo o de ferradura e a arte gótica introduziu o arco em ogiva, também chamado ogival ou pontiagudo. Este tipo, constituído por dois arcos semicirculares que se cortavam formando um ângulo ou vértice, tinha portanto dois centros e se apoiava em outros arcos exteriores, ou arcobotantes, que transmitiam aos contrafortes os empuxos da abóbada. Isso permitiu reduzir a espessura das paredes e realizar construções majestosas como as grandes catedrais medievais.

A arquitetura moderna continuou a utilizar esse fundamental elemento construtivo, do qual, aliás, existem muitos outros tipos.

Postagem Anterior Próxima Postagem