O Que é Linguística?

O Que é Linguística?


O que é Lingüística?
Lingüística é o estudo de sistemas de conhecimento  usado na produção e compreensão de mensagens, Cada linguagem humana é um complexo de conhecimentos e habilidades que permitam falantes da língua para se comunicar uns com os outros, para expressar idéias, hipóteses, emoções, etc.

Gramática: do ponto de vista e normativo/descritivo
Na gramática normativa, a língua corresponde às formas de expressão observadas e produzidas por pessoas cultas e de prestígio. Já a gramática descritiva, nenhuma expressão é desqualificada como não pertencente à língua, porque a língua falada e a escrita não são uniformes, e o objetivo é encontrar as regularidades que condicionam essa variação.

Lingüística: o ponto de vista descritivo/explicativo
A linguística tem como metodologia analisar as frases efetivamente realizadas reunidas num corpus representativo. O corpus não é constituído apenas pelas frases “corretas”, também inclui as expressões “erradas”, desde que apareçam na fala dos locutores nativos da língua sob análise. Portanto,  para Chomsky, não basta apenas observar e classificar os dados, é necessária uma teoria explicativa que preceda os dados e que possa explicar não só as frases realizadas, mas também as que potencialmente seriam produzidas pelo falante.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem