Peixe-Gato (Selene vomer)

 Peixe-Gato (Selene vomer)

 Peixe-Gato (Selene vomer)
O Peixe-Gato (Selene vomer Linnaeus, 1758) pertence à classe dos Actinopterygii, os peixes com raios nas barbatanas, à ordem dos Perciformes e à família dos Carangidae, que conta 30 gêneros e cerca de 150 espécies.

O nome do gênero, "selene", significa na lua grega, com referência às suas reflexões prateadas.

O nome da espécie, "vômer", significa em arado latino.

Por uma vez, portanto, a etimologia é clara: é um peixe chato, com a forma de um arado, brilhando como a lua.

Zoogeografia
Está em casa no Atlântico Ocidental. Apenas para se ter uma ideia de sua distribuição, encontramos da Flórida e do Golfo do México até o Mar do Caribe e o Brasil. Está, portanto, presente na parte sul dos EUA, no México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil, para não esquecer muitas ilhas, como a Bahamas, Cuba, Porto Rico, Trinidad e Tobago.

Ecologia e Habitat
Ele vive principalmente em pequenas águas costeiras rasas no fundo arenoso e lamacento, mas também em águas salobras e, no mar, até cerca de 50 m de profundidade. Os juvenis freqüentemente frequentam nas escolas os estuários, encontrando abrigo nas pradarias submersas e nos portos, enquanto os adultos nadam sozinhos, em pares ou em pequenos grupos.

 Peixe-Gato (Selene vomer)

Morfofisiologia
Mesmo que geralmente mede 35-40 cm, a vigia pode se aproximar dos 50 cm e exceder os 2 kg. O corpo, plano e alto, tem um perfil inconfundível. Desce quase verticalmente ao longo da cabeça, a boca abaixo, enquanto a parte terminal do peixe, mesmo que curta, está mais alinhada com os cânones da família dos carangídeos. As barbatanas dorsais são duas. O primeiro conta com 8 raios espinhosos, o segundo, em forma de foice e enormemente esticado na primeira parte, possui um raio espinhoso e 23 raios moles; os ventrais, quase especulares, 3 raios espinhosos (2 são absorvidos quando o peixe cresce) e 18 desarmados. As grandes barbatanas peitorais são falciformes, a ventral quase inexistente e a caudal é bifurcada.

A cor lunar, com reflexos metálicos iridescentes, é produzida por cristais microscópicos que decompõem a luz de acordo com a inclinação, em tons de dourado, verde ou azul, para confundir seus predadores e desaparecer de vista, aproveitando-se em mar aberto, como acontece com Selar crumenophthalmus, dos efeitos da luz polarizada.

Etologia e Biologia Reprodutiva
Nutre principalmente animais bentônicos, como caranguejos, camarões e anelídeos, mas também frequentemente peixes.

Caça principalmente nas horas do entardecer, nadando lentamente, mas se descobrir uma presa ou estiver em perigo, poderá executar sprints espetaculares. Os adultos, quando seriamente ameaçados, podem emitir grunhidos fortes por meio da bexiga natatória.

Sabemos que os ovos são criados no mar, no fundo.

 Peixe-Gato (Selene vomer)

As larvas planctônicas chegam rapidamente à superfície e vivem por algum tempo abrigadas por objetos ou algas flutuantes, como o sargassos, nutrindo crustáceos plantônicos. Após a metamorfose, que ocorre com cerca de 12 mm de comprimento, os juvenis atingem o tamanho de uma moeda, exibem barbatanas ventrais largas, muito maiores e diferentes das dos adultos, e dois filamentos muito longos transportados do segundo e terceiro raios da primeira barbatana dorsal. Eles terão a aparência de adulto apenas a partir do tamanho de 10 a 12 cm.

É um peixe espetacular, sem dúvida, quase sempre presente nos aquários públicos e tendencialmente chique para os domésticos, visto que recentemente eles conseguiram reproduzi-lo em cativeiro. Portanto, não é ameaçado pelo mercado de aquários, mas pela pesca. De fato, sua carne é excelente e procurada, apesar do risco de contrair uma intoxicação alimentar grave, chamada ciguatera, quando antecede peixes herbívoros que nutrem algas marinhas venenosas. Quando as populações são dizimadas pelos eventos, elas podem dobrar o número em 1,4-4,4 anos e, portanto, a espécie possui um índice de vulnerabilidade relativamente modesto, de 31 em uma escala de 100.

Sinônimos

Zeus vomer Linnaeus, 1758.

 Peixe-Gato (Selene vomer)

Postagem Anterior Próxima Postagem