Rio Guadiana na Espanha

Rio Guadiana na Espanha

Rio Guadiana na Espanha

A variedade da paisagem e a riqueza da fauna, cuja maior representação se encontra na reserva de aves das Tablas de Daimiel, dão ao Guadiana grande interesse natural.

O Rio Guadiana, que nasce na região de La Mancha, é um dos maiores rios da Espanha. Os rios Záncara e Gigüela formam o verdadeiro curso alto do Guadiana. Nascem na cordilheira de Cuenca, dirigem-se para sudoeste e se unem antes de chegar à região das Tablas de Daimiel, onde o leito desaparece no terreno pantanoso para reaparecer cerca de quarenta quilômetros a oeste, nos Ojos del Guadiana. A partir desse ponto nasce o Guadiana propriamente dito, que segue o rumo sudoeste-noroeste, atravessa as montanhas de Toledo num vale muito fechado, e passa pela represa de Cíjara e pela cidade de Badajoz formando um longo trecho da fronteira de Espanha com Portugal. Desemboca no golfo de Cádiz, no oceano Atlântico, após um percurso de 778km.

O aproveitamento econômico do Guadiana e de seus principais afluentes, o Zújar e o Matachel, não é muito intenso, mas destaca-se a construção de represas, para geração de energia hidrelétrica, e de alguns canais destinados à irrigação.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem