Aerossol

Aerossol

#AerossolAerossol é uma suspensão de partículas sólidas ou líquidas, finamente divididas, com alguns milimícrons até um mícron de diâmetro (um mícron = um milésimo de milímetro), distribuídas uniformemente num meio gasoso, usualmente o ar. As partículas nessa faixa granulométrica presentes na atmosfera desempenham um papel importante no controle do clima, uma vez que é em torno delas que se forma a condensação ou congelamento da umidade do ar que resulta em precipitação sob a forma de chuva, neve ou granizo.

Desenvolvido em 1941 por Lyle D. Goodhue para armazenagem de inseticidas, os recipientes à base de aerossol são utilizados atualmente como embalagem de grande variedade de produtos, desde cremes para barbear e perfumes até vernizes e tintas para automóveis.

A utilização desse princípio de atomização de solução é muito vantajosa no tratamento das infecções broncopulmonares e de garganta, em que o medicamento -- antibiótico, antiespasmódico -- é inalado pelo paciente sob a forma de finíssimas partículas em suspensão, nebulizadas no ar que ele respira.

Mais recentemente, a utilização de clorofluorcarbonos ou freons como gases propelentes em embalagens à base de aerossóis foi condenada, uma vez que esses compostos são tidos como responsáveis pela destruição da camada de ozônio que envolve a atmosfera terrestre e fornece proteção contra os raios ultravioleta, potencialmente cancerígenos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem