Atentado Terrorista de 11 de Setembro em Nova York

Atentado Terrorista de 11 de Setembro em Nova York

Atentado Terrorista de 11 de Setembro em Nova York

O primeiro ano do século XXI ficou marcado por um dos mais violentos atentados terroristas da história. Osama Bin Laden, através de seu grupo terrorista Al Qaeda, vitimou milhares de norte-americanos no dia 11 de Setembro de 2001, quando aviões controlados por terroristas atingiram as torres gêmeas do World Trade Center e partes do prédio do Pentágono, sede do departamento de defesa dos Estados Unidos da América.

A raiz desse atentado terrorista deve ser analisada pela política externa dos Estados Unidos da América quanto aos países do Oriente Médio. O governo norte-americano, por possuir a maior economia do mundo a partir do século XX, realizou uma estratégia de intervenção nos assuntos políticos de países vulneráveis economicamente. Uma dessas estratégias foi o apoio a regimes ditatoriais em diversos países, como nos casos do Egito e da Líbia.

O financiamento de regimes ditatoriais em alguns países árabes foi motivado por razões econômicas. Os Estados Unidos procuravam consolidar sua influência política fornecendo apoio bélico a líderes políticos locais. Alguns especialistas afirmam que o interesse do governo norte-americano estava no controle de regiões com reservas petrolíferas, uma vez que eles são os maiores consumidores desse produto.

A intervenção política do Tio Sam não foi vista com bons olhos por grupos que faziam oposição às lideranças locais em diversos países árabes que recebiam apoio econômico dos norte-americanos. Para os fundamentalistas islâmicos (religiosos radicais), o interesse dos Estados Unidos em financiar regimes ditatoriais no Oriente Médio era de massacrar a população islâmica em seu próprio território.
Em retaliação à política de intervenção em assuntos externos de países do Oriente Médio, os Estados Unidos passaram a ser o principal alvo de grupos terroristas. Osama Bin Laden, um homem rico e poderoso da Arábia Saudita, foi um dos principais inimigos dos norte-americanos e controlou por anos o grupo terrorista Al Qaeda. Esse grupo foi autor de diversos atentados no mundo com o objetivo de impedir o crescimento de religiões não islâmicas.

O mais conhecido dos atentados realizados por esse grupo terrorista foi o 11 de setembro. Nesse dia, quatro aviões foram tomados por integrantes da Al Qaeda que estavam a bordo. Duas dessas aeronaves dirigiram-se para a cidade de Nova Iorque, tendo como alvo os prédios do World Trade Center. A colisão foi inevitável e 3.000 mil pessoas morreram com o choque do avião.

As outras duas aeronaves tinham alvos diferentes, uma delas se dirigia ao prédio do Pentágono, mas os terroristas atingiram apenas partes do edifício. A outra aeronave – disseram os especialistas – tinha como alvo a Casa Branca, sede do governo norte-americano.

O atentado do dia 11 de Setembro chocou a humanidade devido ao uso de extrema violência. As consequências desse fatídico dia foram a Guerra do Afeganistão em 2001 e a prisão do ditador Saddam Hussein em 2003, realizadas pelo governo Bush em resposta aos atentados. Além disso, o mais procurado terrorista do mundo, Osama Bin Laden, foi capturado por tropas militares dos Estados Unidos e assassinado em 2011.

Postagem Anterior Próxima Postagem