América | Mapas Geográficos da América

América | Mapas Geográficos da América

As Américas abrangem a totalidade dos continentes da América do Norte e do Sul. Juntos, eles compõem a maior parte da terra no hemisfério ocidental da Terra e compõem o Novo Mundo.

Juntamente com as ilhas associadas, elas cobrem 8% da superfície total da Terra e 28,4% de sua área terrestre. A topografia é dominada pela Cordilheira Americana, uma longa cadeia de montanhas que percorre toda a costa oeste. O lado oriental mais plano das Américas é dominado por grandes bacias hidrográficas, como a Amazônia, a bacia do rio São Lourenço / Grandes Lagos, Mississippi e La Plata. Como as Américas se estendem por 14.000 km de norte a sul, o clima e a ecologia variam amplamente, desde a tundra ártica do norte do Canadá, Groenlândia e Alasca até as florestas tropicais na América Central e na América do Sul.

Os seres humanos primeiro estabeleceram as Américas da Ásia entre 42.000 e 17.000 anos atrás. Uma segunda migração de falantes de Na-Dene veio depois da Ásia. A migração subsequente dos inuit para o neoártico por volta de 3500 aC completou o que é geralmente considerado como o assentamento pelos povos indígenas das Américas.

O primeiro assentamento europeu conhecido nas Américas foi pelo explorador nórdico Leif Ericson. No entanto, a colonização nunca se tornou permanente e mais tarde foi abandonada. As viagens de Cristóvão Colombo de 1492 a 1502 resultaram em contato permanente com os poderes europeus (e subsequentemente outros do Velho Mundo), que levaram à troca colombiana. As doenças introduzidas na Europa e na África Ocidental devastaram os povos indígenas e as potências europeias colonizaram as Américas.  A emigração em massa da Europa, incluindo um grande número de servos contratados (e a importação de escravos africanos), substituiu em grande parte os povos indígenas.

A descolonização das Américas começou com a Revolução Americana na década de 1770 e terminou em grande parte com a Guerra Hispano-Americana no final da década de 1890. Atualmente, quase toda a população das Américas reside em países independentes; no entanto, o legado da colonização e assentamento pelos europeus é que as Américas compartilham muitos traços culturais comuns, mais notavelmente o cristianismo e o uso de línguas indo-europeias: principalmente espanhol, inglês, português, francês e, em menor escala, holandês.

As Américas abrigam mais de um bilhão de habitantes, dois terços dos quais residem nos Estados Unidos, no Brasil ou no México. É o lar de oito megacidades (áreas metropolitanas com dez milhões de habitantes ou mais): Nova York (23,9 milhões), Cidade do México (21,2 milhões), São Paulo (21,2 milhões), Los Angeles (18,8 milhões), Buenos Aires (13,8 milhões), Rio de Janeiro (13,0 milhões), Bogotá (10,4 milhões) e Lima (10,1 milhões).

América | Mapas Geográficos da América
América | Mapas Geográficos da América
América | Mapas Geográficos da América
América | Mapas Geográficos da AméricaAmérica | Mapas Geográficos da América

www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem