Antiga Cidade Helenística de Antioquia
A antiga cidade helenística, romana e bizantina de Antioquia, onde os cristãos receberam pela primeira vez seu nome, é hoje a aprazível Antakya, cidade da província de Hatay, no sul da Turquia.
Seleuco I fundou Antioquia a vinte quilômetros da costa mediterrânea, no fértil vale do rio Orontes, por volta do ano 300 a.C. Num primeiro momento, principalmente gregos e macedônios povoaram a cidade. Capital da Síria selêucida até o ano 86, quando os armênios a conquistaram, pouco depois foi incorporada ao Império Romano, de cuja província da Síria se tornou capital em 64.
Sob o domínio romano, a cidade alcançou grande importância, chegando a contar com 200.000 habitantes, e se embelezou com notáveis construções. Vários terremotos e o saque a que foi submetida pelos persas no ano 266 diminuíram seu esplendor. Logo se concentraram seguidores de Cristo em Antioquia, onde começaram a ser chamados cristãos. A importância da cidade para a religião nascente foi enorme, tanto pelos diversos sínodos e concílios que nela se celebraram como por sua famosa escola teológica. O Concílio de Nicéia a proclamou sede do patriarcado do Oriente, o terceiro depois dos de Roma e de Alexandria.
No ano 637, Antioquia caiu sob o domínio dos muçulmanos. Em 969 voltou ao poder dos bizantinos, e entre 1084 e 1098 esteve nas mãos dos turcos seldjúcidas. Os cruzados a conquistaram, erigindo-a capital do principado do mesmo nome, até que, em 1268, foi tomada pelos mamelucos. Finalmente, em 1517, passou a fazer parte do império turco otomano. Depois da primeira guerra mundial, a cidade foi incorporada ao protetorado francês da Síria, sendo devolvida à Turquia em 1939.
A atual Antakya conserva numerosos vestígios de seu antigo resplendor nas épocas romana e bizantina, entre eles a cidadela fortificada, construída no tempo de Teodósio e reformada por Justiniano, os restos do palácio imperial romano, o estádio e o teatro. No museu arqueológico existe uma importante coleção de mosaicos e sarcófagos romanos.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br