Guerra do Pacífico | Chile Contra Bolívia e Peru

Travada entre três países sul-americanos, a guerra do Pacífico teve como principal consequência a perda dos territórios litorâneos da Bolívia.
A primeira fase da guerra desenvolveu-se no mar. A esquadra chilena bloqueou o porto peruano de Iquique e em outubro o capitão peruano Miguel Grau, no comando da nau Huáscar, foi derrotado em ponta Angamos, o que significou o fim da defesa marítima do Peru. No mesmo mês o exército chileno desembarcou em Pisagua e derrotou as forças bolivianas e peruanas.
Os chilenos aproveitaram a grave desestabilização política na Bolívia e no Peru para atacar seus portos. Em janeiro de 1881, numa campanha decisiva, atacaram Lima, capital peruana. O presidente Nicolás de Piérola, que organizou a resistência vencida em 27 de janeiro, após dura batalha, fugiu, e em julho de 1883, em Huamacucho, os peruanos foram derrotados.
Os Estados Unidos mediaram as negociações de paz e em 20 de outubro de 1883 firmou-se o Tratado de Ancón, que pôs fim à guerra. A Bolívia perdeu sua saída para o mar, mas obteve o direito de usar o porto de Arica, e o Peru sofreu os maiores prejuízos: perdeu parte de seu território, teve de pagar uma alta indenização e sofreu graves prejuízos materiais. O Chile estendeu suas fronteiras aos territórios conquistados à Bolívia e ao Peru. Empresas britânicas que exploravam salitre também se beneficiaram.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br