História de Pontes e Lacerda | Mato Grosso
A região onde hoje situa-se o município de Pontes e Lacerda era inicialmente habitada por índios, representados pelos Nambikwara, onde, atualmente cerca de 71 índios vivem na Terra Indígena Sararé, uma área de 67.420 hectares.
A origem do nome remete ao ano de 1784, quando dois cartógrafos e astrônomos formados pela Universidade de Coimbra, Portugal, desenharam os primeiros esboços da carta geográfica dos rios das bacias Amazônica e do Prata. Eram Antonio Pires da Silva Pontes, um mineiro, e Francisco José de Lacerda e Almeida, um paulista.
Em 1906, foi construído o Posto Telegráfico de Pontes e Lacerda pela Comissão Rondon.
A partir de 1906, a região passou a ser objeto de trabalho da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, resultando, no local, a instalação de uma estação telegráfica. Nesta época era conhecida como Vila dos Pretos.A denominação Pontes e Lacerda é recente, mas a homenagem é antiga. A origem do nome Pontes e Lacerda data de 1784, quando Antonio Pires da Cunha Pontes e Francisco José de Lacerda e Almeida, ilustres cartógrafos e astrônomos, elaboraram a primeira carta geográfica dos rios da região, partindo de Vila Bela da Santíssima Trindade, rumando para o Rio Jauru. Foram descritos, assim, os rios das bacias Amazônica e do Prata. Antonio Pires da Cunha Pontes, mineiro, Francisco José de Lacerda e Almeida, paulista. Ambos diplomaram-se pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O binômio Pontes e Lacerda homenageia os astrônomos e cartógrafos.No ano de 1962 foi construída a estrada que liga à Vila Bela da Santíssima Trindade. Quando a estrada foi concluída o cozinheiro, sr. Manoel Basão permaneceu no local e construiu um barraco, se juntaram outros. Este ponto ficava a três quilômetros aproximadamente da Vila dos Pretos. Esta pequena aglomeração de casas progrediu.
A Lei Estadual nº 3.813, de 06 de dezembro de 1976, sancionada pelo Governador Garcia Neto, criou o distrito de Pontes e Lacerda no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O município, com o nome de Pontes e Lacerda, foi criado em 29 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.167.
Até 1976, Pontes e Lacerda era um aglomerado pertencente à cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, tornando-se um distrito desta àquele ano, através da Lei Estadual 3.813. Finalmente em 1979, através da lei estadual 4.167, foi criado o município de Pontes e Lacerda, desmembrando para si parte do território pertencente à Vila Bela da Santíssima Trindade.
Datas Importantes da História de Pontes e Lacerda
1786 - A origem do nome remete ao ano de 1786, quando dois cartógrafos e astrônomos formados pela Universidade de Coimbra, Portugal, desenharam os primeiros esboços da carta geográfica dos rios das bacias Amazônica e do Prata, que passam pela localidade. Eram eles Antônio Pires da Silva Pontes, um mineiro, e Francisco José de Lacerda e Almeida, um paulista.
1906 - Em 1906, foi construído o Posto Telegráfico de Pontes e Lacerda (hoje restaurado), na ocasião do levantamento etnológico, cartográfico geográfico e biológico iniciado no ano seguinte pela Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, liderada pelo Marechal Cândido Rondon.
1909 - Em 19 de Julho de 1909 o então governador do Estado Sr. Pedro Celestino Correa da Costa através do Decreto 227, reserva uma área de 3.600 ha., para futura povoação na margem esquerda do Rio Guaporé, tendo como referência a Estação Telegráfica
1954 - Em 1954 a serviço da Companhia Sul do Brasil que vendia terras no vale do Guaporé/Jauru chega à localidade o engenheiro Ariel acompanhado do picadeiro Jorge Lemes que depois de concluídos os trabalhos, permanecem residindo próximo a Estação Telegráfica.
1961 - Em 1961 para a construção da estrada de rodagem rodovia BR 174, chega à localidade uma equipe do DNER com as respectivas máquinas e veículos, e acampa nas proximidades da Estação Telegráfica para a necessária comunicação com Cáceres e Cuiabá
1971 - Em 1971 a extinta CODEMAT - Companhia Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, instala escritório no povoado para regularização fundiária do que seria a parte urbana e rural, no entorno deste.
1976 - Até 1976, Pontes e Lacerda era apenas um povoado pertencente à cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, quando se tornou um distrito desta, naquele ano, através da Lei Estadual 3.813.
1979 - Em 29 de dezembro de 1979, através da lei estadual 4.167, foi criado o município de Pontes e Lacerda, desmembrando para si parte do território pertencente à Vila Bela da Santíssima Trindade.”
Economia
A econômica de Pontes e Lacerda está baseada na produção de bovinos de leite e de corte, com mais de 656.000 cabeças e é um dos maiores exportadores de carne do Mato Grosso, sendo detentor das primeiras colocações no ranking de qualidade genética do Brasil, e de produção de látex de seringueira (heveicultura), com processamento do produto in natura. A ovinocultura também é fator preponderante da economia Pontes-lacerdense seguida da piscicultura.
Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM