Primeiro Reinado (D. Pedro I - 1822-1831)

Primeiro Reinado (D. Pedro I - 1822-1831)

Primeiro Reinado (D. Pedro I - 1822-1831)
Primeiro Reinado (1822-1831)
O Brasil Monárquico situa-se entre os períodos Colonial (1500 -1822) e Republicano (1989 até os dias atuais). Embora o Brasil tenha sido elevado à categoria de reino em 1815, foi somente em 1822 que D. Pedro I sagrou-se Imperador.

Este título foi cedido a D. Pedro I devido à grandeza do território, que naturalmente dava ares de império, ao sonho  de grandeza dos portugueses e à facilidade de controle quando há apenas um governante. Esta fase da história do Brasil é dividida em três períodos distintos:

Primeiro Reinado (1822-1831) – Governo de D. Pedro I
Período Regencial (1831-1840)
Segundo Reinado (1840-1889) – Governo de D. Pedro II

Mesmo após a Proclamação da Independência, em 1822, D. Pedro I teve muito trabalho para consolidar o império. Muitas províncias não o apoiavam e foram diversas as batalhas internas. Havia também a clara necessidade de se conseguir apoio externo, sempre intermediado por meio da Inglaterra, grande interessada nos lucros coloniais.

Foi assim que, por meio do Tratado de Paz e Amizade entre Brasil e Portugal, D. Pedro I teve seu território reconhecido após se comprometer a pagar dois milhões de libras esterlinas a Portugal.

Como teve problemas com a Constituinte de 1823, convocada por ele mesmo, D. Pedro Impôs uma nova Constituição em 1824, a qual continha os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador (por meio do qual o Imperador podia intervir para o bem-estar dos outros poderes). Segundo esta Constituição, o Imperador nomeava o presidente de cada província.

Nem todos concordavam com tal mecanismo de distribuição do poder, resultando em revoltas como a Confederação do Equador, por exemplo, na qual os revoltosos queriam a república, embora tenham sido rapidamente combatidos.

D. Pedro teve problemas ao renunciar ao trono português após a morte de D. João VI. Os conflitos internos também eram tantos que, em uma tentativa desesperada, nomeou um ministério composto por apenas brasileiros natos. Em apenas quinze dias, substituiu-o por outro formado apenas por nobres (o Ministério dos Marqueses).

Tamanha foi a revolta que D. Pedro preferiu renunciar ao poder em favor de seu filho Pedro de Alcântara, de apenas cinco anos de idade, tendo regressado para a Europa em 1831.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem