Relatório de Escambo no Brasil

Relatório de Escambo no Brasil

Relatório de Escambo no BrasilNos primeiras décadas após o descobrimento, foi intensa a presença no litoral de navios europeus que aqui aportavam em busca de pau-brasil

Isso é o que eu, Enrique Montes recebi por mandado do senhor general na ilha de Santa Catarina, para o mantimento da gente desta armada e fazer a galera chamada "Santa Catalina":

Primeiramente em 10 de novembro, recebi de Miguel Rifos duas dúzias de tesouras, uma de tesouras grandes e a outra de pequenas.

Item, recebi do supracitado uma dúzia de espelhos pequenos.

Item, recebi de Alonzo Peraza 400 anzóis de tamanho médio.

Item, recebi de sua Mercê 512 anzóis pequenos de alfinete.

Item, recebi do tesoureiro Juan de Junco 5 libras de cristalinos.

Item, recebi do supracitado tesoureiro 4 dúzias de pentes pequenos.

Item, recebi, em 10 de dezembro, 4 dúzias de facas de baixa qualidade, dadas pelo Senhor Capitão General; também recebi de sua

Mercê outras 3 dúzias da mesma qualidade, perfazendo 7 dúzias.

Item, também recebi de Antonio Ponce 34 cunhas.

Item, também recebi de Mestre Pedro, ferreiro, 82 cunhas.

Item, também recebi do tesoureiro Gonzalo Nuñez, em 13 de fevereiro, uma dúzia de facas.

Também dei, por 300 cargas de raízes de mandioca para fazer pão e vinho para os índios que trabalhavam em serrar madeira para a galera, 76 cristalinos por 38 cargas.

E pelas 262 cargas restantes, 262 punções e 262 anzóis.

Também dei, a um homem chamado ... (em branco) Durango, que por duas vezes foi terra adentro, a 35 léguas, buscar galinhas por mandado de sua Mercê para os doentes, tanto pelas galinhas quanto pelo seu gasto e transporte, 462 punções e 200 anzóis.

Também dei a Castrillo, que ia fazer carvão para a forja, 30 anzóis.

Também dei, por 3 arrobas de mel que se gastaram fazendo xaropes e outras medicinas para os doentes, 10 cunhas e 21 punções.

E por ser verdade que nós, Juan de Junco, tesoureiro, Roger Barlo, contador, e Alonso de Santa Cruz, fiscal, temos visto e passado as ditas contas, como consta, firmamos aqui os nossos nomes.


Feito aos 30 de setembro de 1527.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br

www.geografiatotal.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem