Xogunato Tokugawa (徳川幕府)

Xogunato Tokugawa (徳川幕府)

Xogunato Tokugawa (徳川幕府)

O Xogunato Tokugawa bakufu (徳川幕府) (conhecido também como Edo bakufu) foi uma ditadura militar feudal estabelecida no Japão em 1603 por Tokugawa Ieyasu e governado pelos xoguns da família Tokugawa até 1868. Esse período foi conhecido como Período Edo, que pegou seu nome emprestado da capital do Xogunato Tokugawa, Edo, hoje Tókio. O Xogunato Tokugawa reinou do Castelo de Edo até a Restauração Meiji. Seguindo o Período Sengoku Jidai de guerras civil, o governo central foi largamente restabelecido por Oda Nobunaga e Toytomi Hideyoshi durante o Período Azuchi-Momoyama. Após a Batalha de Sekigahara em 1600, a autoridade central foi concedida a Tokugawa Ieyasu, que completa o processo de centralização e recebe o título de Xogun em 1603. Seus descendentes controlaram o poder, e o título de autoridade central que veio junto, até o século XIX.

Formação do Xogunato

Durante o período conhecido como Sengoku jidai (do século XV ao XVII), o Japão se encontrava em uma grande instabilidade política. As disputas de poder e de terras entre os senhores feudais (futuros daimyos), ocasionou uma onda sangrenta de guerras-civis. Essas guerras contribuíram para desestruturar o poder central do Xogunato Muromachi, deixando o país à mercê da lei do mais forte e das constantes tentativas dos daimyos de unificar o Japão sobre seu controle, resultando sempre em fracassos.

A reunificação do Japão só começou a ganhar forma, com a campanha do daimyo Oda Nobunaga. Ele consegue o controle da província de Owari em 1559 e logo depois tomou a capital Kyoto em 1568, restaurando o poder da corte real (meramente uma posição simbólica). Se estabelecendo na capital, Nobunaga continua a eliminação de seus adversários, entre eles a seita Budista Ikko, destruindo o monastério Enryakuji em 1575. Utilizando-se da nova tecnologia da arma de fogo, Nobunaga consegue rechaçar clãs inimigos como, por exemplo, o clã Takeda.

Em 1582, Nobunaga é assassinado por um de seus vassalos, Akechi, que aproveita a situação e toma o poder de seu mestre. Então, o general Toyotomi Hideyoshi que lutava ao lado de Nobunaga agindo rapidamente, consegue destruir as forcas de Akechi, assumindo assim o controle. Tendo o apoio dos seguidores de Nobunaga e forjando alianças com vários daimyos importantes, Hideyoshi continua com a campanha de reunificação, conquistando as províncias de Shikoku e Kyushu. Finalmente com um exercito de mais de 200.000 homens, Hideyoshi derrotou a ultima resistência, a família Hojo que controlava Kanto, região leste de Honshu. A unificação militar do Japão estava completa.

Após a morte de Hideyoshi, muitos daimyos ganharam poder, entre eles, o que mais se destacou, foi Tokugawa Ieyasu. Tokugawa foi um dos partidários de Nobunaga durante o inicio da reunificação. Usando de seu poderio político e militar, quebrou suas promessas traindo o sucessor de Hideyoshi, seu filho, Hideyori e iniciou uma batalha pelo poder do Japão. Destruindo as forcas que apoiavam Hideyori, na Batalha de Sekigahara, Tokugawa, sem rivais para competir, consegue todo o controle do Japão, sendo em 1603 nomeado pelo Imperador com o titulo de xogun, estabelecendo o assim Xogunato Tokugawa.

Xogunato Tokugawa tardio
O Xogunato Tokugawa tardio ou Último Shogun (幕末; Bakumatsu) foi o período entre 1853 à 1867 durante o qual o Japão acabou com sua política isolacionista estrangeira chamada sakoku e modernizou-se de um xogunato feudal para o Governo Meiji. Este período se situa no final da Era Edo, precedendo a Era Meiji. As principais facções ideológicas/políticas durante o período se dividiram em pro-imperialistas Ishin Shishi (patriotas nacionalistas) e as forças do xogunato, incluindo a elite Shinsengumi (corpo do exército recentemente selecionado) de espadachins. Embora os dois grupos fossem os de maior força visível, muitas outras facções tentaram usar o caos do Bakufu numa tentativa de ganhar poder pessoal.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem