História do Amapá

História do Amapá

História do Amapá

A região onde é hoje o Amapá foi habitada desde há pelo menos dois mil anos, mas os estudos arqueológicos ainda estão em sua infância. Sabe-se que uma civilização amazônica complexa deixou estruturas megalíticas entre 1000 a 2000 anos atrás. O melhor exemplo dessas estruturas é o Círculo Megalítico de Calçoene.

No século 16, o território do atual Amapá pertencia aos espanhóis, pelo Tratado de Tordesilhas, fazia parte da Nova Andaluzia e foi concedido, em 1544, a Francisco de Orellana. A tentativa de colonização dos espanhóis, entretanto, não teve sucesso.

Com a União Ibérica, o Tratado de Tordesilhas foi desconsiderado quando se criou, no início do século 17, o Estado do Maranhão e Grão-Pará, com capital em São Luís, separado do Estado do Brasil, com capital em Salvador. Nessa época, a costa do Amapá era conhecida como Cabo do Norte e era explorada por franceses.

Em 1637, buscando a colonização da região, foi criada a Capitania do Cabo do Norte, doada ao português Bento Maciel Parente, envolvendo as terras do atual Amapá, que era parte do Grão-Pará. Sua delimitação com a Guiana Francesa, pelo rio Oiapoque, foi definida em 1713, com o Tratado de Utrecht. Os franceses, entretanto, não respeitaram o Tratado e continuaram a invadir a Capitania lusitana. Somente em 1900, quando uma comissão de arbitragem, em Genebra, reconheceu a posse do território para o Brasil, a França desistiu do Amapá. O território foi incorporado ao estado do Pará com o nome de Araguari, até se tornar o Território Federal do Amapá, em 1943.

O povoamento da região teve grande impulso a partir do século 19, com a descoberta de ouro, nas cabeceiras do rio Calçoene, e a exploração da borracha. No século 20, a ocupação do território foi principalmente determinada pela mineração. A população do Amapá foi recenseada pela primeira vez em 1950 e tinha 37 mil habitantes. Em 2016, são 785 mil habitantes.

O Amapá foi elevado à condição de estado com a Constituição de 1988.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem