Plácido de Castro, História e Geografia de Plácido de Castro | Acre

Plácido de Castro, História e Geografia de Plácido de Castro | Acre

Plácido de Castro, História e Geografia de Plácido de Castro | Acre

População 2012: 17.340
Área da unidade territorial (Km²): 1.943,249
Densidade demográfica (hab/Km²): 8,86
Gentílico: placidiano

História de Plácido de Castro

Inicialmente o local era uma colocação de seringueiro, passando posteriormente a depósito de seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Em 1922 com o crescimento do povoado, surgiu a Vila Pacatuba que logo depois recebeu o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao herói da Revolução Acreana.

Seu surgimento deu-se em razão da posição comercialmente estratégica para compra de borracha (hevea brasiliensis) e castanha (bertholletia excelsa) e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana.

Ultimamente, com o asfaltamento dos 95 quilômetros da AC-40, a população de Rio Branco passou a utilizá-la para passeios. O fluxo de pessoas levou os vizinhos bolivianos a trazerem mercadorias da zona Franca de Cobija para vender aos brasileiros.

O comércio se desenvolveu, dando origem a um povoado estritamente comercial, no território boliviano, margem oposta do rio Abunã. Tal fato refletiu-se no lado brasileiro, estimulando várias atividades comerciais e de serviços, para atender as necessidades dos comerciantes bolivianos e dos turistas brasileiros.

Hoje Plácido de Castro é uma grande atração para turismo de compra.

Formação Administrativa Plácido de Castro

Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Rio Branco o distrito de Plácido de Castro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Plácido de Castro, pela lei constituição estadual de 01-03-1963, desmembrado de Rio Branco. Sede no antigo distrito de Plácido de Castro. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-03-1977.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem