Senador Guiomard, História e Geografia de Senador Guiomard | Acre

Senador Guiomard, História e Geografia de Senador Guiomard

Senador Guiomard, História e Geografia de Senador Guiomard | Acre

População: 21.300
Área da unidade territorial (Km²): 2.321,452
Densidade demográfica (hab/Km²): 8,69
Gentílico: Guiomaense

História de Senador Guiomard

A história da região que hoje forma o município de Senador Guiomard, tem origem na localidade que se constituía de dois seringais, o Quinari e o Grande Quinari, na época explorada pelo seringueiro Raimundo Câmara.

Em 1950, quando então era governador do território do Acre, o general Guimard dos Santos e Secretário-Geral do governo, o coronel Manoel Fontanelle de Castro, efetuaram a compra de uma grande extensão de terras, que compreendiam parte dos seringais Santa Maria, Nilcióy e Missão.

A aquisição da área de terra se destinava ao assentamento de famílias oriundas do nordeste brasileiro, de família japonesas vindas do oriente, e mais cinquentas famílias de nipônicos (japoneses que se deslocaram de São Paulo para a nova terra).

Toda esta estrutura montada na ocasião, tinha como objetivo criar e implantar o núcleo de Quinari, o que de fato aconteceu. Em meados do ano de 1950 para 1951, o núcleo foi transformado em vila, pertencendo à capital Rio Branco.

Formação administrativa de Senador Guiomard

Elevado à categoria de município com a denominação de Senador Guiomard, pela constituição estadual de 01-03-1963, desmembrado de Rio Branco. Sede no atual distrito de Senador Guiomard. Constituído do distrito sede. Instalado em

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem