Alto Araguaia, Geografia e História de Alto Araguaia | Mato Grosso

Alto Araguaia, Geografia e História de Alto Araguaia | Mato Grosso

Alto Araguaia, Geografia e História de Alto Araguaia | Mato GrossoAlto Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Alto Araguaia situa-se no Sudeste de Mato Grosso. Possui um clima que varia em média 22º ao ano, com a precipitação de 1750 mm. “Seu relevo pertence ao Planalto Taquari - Itiquira e localizada a 17º 18’53”, numa Latitude sul e 53º 12’ 5”de Longitude Oeste.

Aniversário: 26 de outubro
Fundação: 1938
Gentílico: alto-araguaiense
Unidade Federativa: Mato Grosso
Mesorregião: Sudeste Mato-Grossense
Microrregião: Alto Araguaia
Municípios limítrofes: Alto Garças, Alto Taquari, Santa Rita do Araguaia e Araguainha
Distância até a capital: 418 km

Características geográficas
Área: 5.538,022 km²
Altitude: 692 m
Clima: Tropical
Fuso horário: UTC-4

Indicadores Sociais e Econômicos
IDH: 0,813 (PNUD/2015)
PIB: R$ 2.158.500 mil IBGE/2019
PIB: per capita R$ 84.120,00 IBGE/2019

A distância de Alto Araguaia à Capital de Mato Grosso é de 420 km e de outras capitais, como: Campo Grande 500, Goiânia, 520 e de São Paulo, 1200 km O Município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e esporte.

Alto Araguaia | Mato GrossoLocaliza-se a uma latitude 17º18'53" sul e a uma longitude 53º12'55" oeste, estando a uma altitude de 692 metros. Sua população estimada em 2004 era de 90.999 habitantes.

A cidade é cortada pela BR-364, estando distante 515 km de Goiânia e 415 km de Cuiabá e faz parte do "mato grosso goiano"(região de Mato Grosso conhecida como Vale do Araguaia com forte influência cultural e social de Goiás).

Turismo
Situada às margens do Rio Araguaia, Alto Araguaia conta com lindas cachoeiras, córregos, matas virgens, cerrados e outras paisagens paradisíacas que a tornam um ótimo lugar para atividades turísticas. De clima tropical, é palco de grandes eventos tradicionais como o Festival Náutico e Festival Cultural e outros.

Educação
O desenvolvimento intelectual de um povo depende de seu alicerce principal, a educação. E consciente disso, Alto Araguaia investe nessa área e o setor educacional do município cresce consideravelmente.

UNEMAT - Campus Universitário de Alto Araguaia
UNEMAT - Campus Universitário de Alto Araguaia

Alto Araguaia é atualmente um pólo educacional; conta com o Campus Universitário de Alto Araguaia (UNEMAT) com três cursos: os de Licenciatura Plena em Letras, Licenciatura Plena em Computação e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo. Perspectivas de novos Cursos em Ciências Contábeis, Administração, Agronomia e Direito.

Centro de Alto AraguaiaA UNOPAR, Universidade do Norte do Paraná oferece Cursos de Normal Superior, Técnico em Administração de Pequenas e Médias Empresas; Curso Superior em Turismo; Superior de Tecnologia em Marketing. O Município de Alto Araguaia possui ainda quatro (04) escolas estaduais, quatro (04) municipais urbanas, três (03) municipais rurais e três (03) particulares.

Indústria e Comércio
Várias Indústrias já se instalaram em Alto Araguaia, como: Cargill Agrícola S/A, Cargill Fertilizantes, Galvani Indústrias, Comércio e Serviços LTDA, BR Distribuidora, Büngle, Coinbra, a Ferronorte e outras. O Município conta com um Distrito Industrial, regulamentado pela Lei Municipal nº 437/85, com uma área de mais de 60 hectares para a construção de novas empresas.

Forum em Alto AraguaiaA associação comercial, Industrial e Prestadora de Serviços procura cada vez mais modernizar o comércio araguaiense. Há um incentivo à produção de novos cultivares, como a fruticultura, horticultura, apicultura, piscicultura entre outros.

Agricultura
Devido às suas características geo - climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão.

Pecuária
O setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 200. 000 cabeças.

Cultura
Alto Araguaia São realizadas em Alto Araguaia, festas populares em parceria com as escolas locais (estaduais e municipais) e a administração municipal. E o maior evento cultural aliado ao Festival Náutico, com exposições de variadas peças de artesanato; artes plásticas, pinturas em tela e apresentações culturais diversas sempre procurando elevar o nível cultural, profissional e econômico por meio do estímulo aos artistas. O que irá aumentar ainda mais com a criação recente da “Casa do Artesão”.

Eesporte
Alto Araguaia que teve o privilégio de contar com o saudoso “Pantera do Leste”, famoso em todo o Centro - Oeste Brasileiro porque foi um marco na história do futebol entre a década de 60 e 70, continua incentivando o esporte por meio da Construção de Quadras de esporte nos bairros, do Estádio Bilinão, onde ocorrem vários campeonatos, como a “Taça Araguaia”.... Outro avanço significativo foi a criação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer na Administração atual.Venha conhecer Alto Araguaia, suas belezas naturais, possibilidade de grandes negócios e uma calorosa acolhida!

Alto Araguaia | Mato Grosso

Situada no Sudeste de Mato Grosso, Alto Araguaia possui atualmente 15.670 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico) em 2012. Além disso, a cidade possui um clima que varia, em média de 22º C ao ano, com a precipitação de 1750 mm. Seu relevo pertence ao Planalto Taquari – Itiquira e está localizada a 17º 18’53″, numa Latitude sul e 53º 12′ 5″de Longitude Oeste.

A distância de Alto Araguaia à Capital do estado de Mato Grosso é de 426 km e de outras capitais, como: Campo Grande – 500 km, Goiânia – 520 km e de São Paulo – 950 km.

O município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e também no esporte. Devido às suas características geo – climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão. Já o setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 170.000 cabeças de gado.


Alto Araguaia | Mato Grosso

- A pedra fundamental para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, foi colocada na principal praça da povoação e solenemente benta pelo Senhor Prelado D. Antônio Malan em 1920.

- A primeira linha de tráfego terrestre foi registrada em 1921, pela Empresa Auto-Viação Jataí, que percorria 186 quilômetros até Santa Rita do Araguaya.

- Em 1922, comemorando o centenário da Independência do Brasil, a cidade instalou a primeira Câmara Municipal.

- A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927 criando assim o Instituto Maria Auxiliadora, sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos. Passando a pertencer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato funcionou até o ano de 1987.

- Os primeiros veículos a motor, três fordecos, foram trazidos para Alto Araguaia pelo Major Carlos Hugueney, em 1929.

- O primeiro jornal nasceu em 1931 e foi intitulado “O Araguaia”.

- Em fevereiro de 1939 começou a funcionar no povoado o Colégio Padre Carletti, que na época recebia o nome de Obras do Cristo Redentor, que tinha como inspetor o Major Carlos Hugueney. Em 1951 passou a se chamar Patronato Salesiano e dois anos mais tarde, em 1953, Colégio Padre Carletti e atendia alunos em regime convencional e em regime de internato. O colégio deixou de funcionar em 1989 devido a motivos financeiros e carência dos padres salesianos disponíveis para direcionar a obra.

- Em 24 de maio de 1955, Alto Araguaia recebeu a visita do então candidato a Presidência da República, Juscelino Kubistchek.

- A imagem da TV Anhanguera de Goiânia/GO, chegou ao município somente em 1973. O serviço telefônico de DDD (Discagem Direta à Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional) veio através da Rede Nacional de Telefones em 03 de novembro de 1981, quando foram instaladas as 5 primeiras linhas telefônicas de Alto Araguaia.

História de Alto Araguaia
História de Alto Araguaia

O município de Alto Araguaia, que inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.

Em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya, a primeira escola mista da povoação. Já a primeira escola primária só foi montada no ano de 1915, mas a resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, só aconteceu em 1921, através da Resolução nº 837. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.

O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.

Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado. O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.

Dentre as grandes obras a serem realizadas no município, uma delas foi o asfaltamento da estão Avenida 7 de Setembro, em 1959. Este foi o primeiro trecho urbano a receber asfalto em Alto Araguaia. Depois disso vieram outros grandes marcos para o município como, por exemplo, o primeiro banco, que foi o Banco do Brasil, instalado em 15 de setembro de 1962, sendo que a conta número 001 pertencia ao então Coronel Ondino Rodrigues Lima.

História de Alto Araguaia
Histórico
O município de Alto Araguaia apresenta vários episódios históricos. Inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física. Em 1921, a Resolução nº 837, criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.

O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.

Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.

O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.

Gentílico: alto-araguaiense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela lei estadual nº 696, de 12- 06-1915, subordinado ao município de Registro do Araguaya, (mais tarde Araguaiana). Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela resolução estadual nº 837, de 25-10-19121, desmembrado do município Registro do Araguaya. Sede na antiga vila de Santa Rita do Araguaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1922.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pelo decreto estadual nº 891, de 04-01-1930. Pelo decreto-lei nº 222, de 03-02-1933, é criado o distrito de São Vicente Bonito e anexado ao município de Santa Rita do Araguaia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Santa Rita do Araguaia e São Vicente Bonito. Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município Santa Rita do Araguaia tem sua sede localizada em Lajeado e aparece com 7 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Santa Rita do Araguaia e Ribeirãozinho. Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município aparece constituído de 9 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Itiquira Santa Rita do Araguaia, Ribeirãozinho e Tesouro.

Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o município de Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado. Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o município de Lajeado tomou a denominação de Alto Araguaia o distrito de São Vicente de Bonito passou a denominar-se São Vicente. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 8 distritos: Alto Araguaia (ex-Lajeado), Alcantilado, Cassamunga, Itiquira, Ribeirãozinho, Santa Rita do Araguaia, São Vicente (ex-São Vicente e Tesouro.

Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, é criado o distrito de Ponte Branca com território do extinto distrito de Ribeirãozinho. O decreto lei acima altera a denominação do distrito de São Vicente do Bonito para Alto Garças. E ainda, transfere o distrito de Ancantilado do
município de Alto Araguaia para o de Guiratinga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de Alto Araguaia, Itiquira e Ponte Branca.

Pela lei estadual nº 660, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Alto Garças. Elevado á categoria de município.

Pela lei estadual nº 652, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Ponte Branca. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 654, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Itiquira. Elevado á categoria de município.

Pela lei estadual nº 664, de 10-12-1953, desmembra do município Alto Araguaia os distritos de Tesouro e Cassamunga, para constituir o novo município de Tesouro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 1118, de 17-10-1958, é criado o distrito de Taquari (ex-povoado), e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Taquari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Pela lei estadual nº 4386, de 16-11-1981, é criado o distrito de Buriti e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Alto Araguaia, Buriti e Taquari

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995. Pela lei estadual nº 4993, de 13-05-1996, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Taquari. Elevado á categoria de município com a denominação de Alto Taquari.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Buriti. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alterações toponímicas municipais
Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado, alterado pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938.

Lajeado para Alto Araguaia, alterado pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem