Alto Araguaia, Geografia e História de Alto Araguaia | Mato Grosso

Aniversário: 26 de outubro
Fundação: 1938
Gentílico: alto-araguaiense
Unidade Federativa: Mato Grosso
Mesorregião: Sudeste Mato-Grossense
Microrregião: Alto Araguaia
Municípios limítrofes: Alto Garças, Alto Taquari, Santa Rita do Araguaia e Araguainha
Distância até a capital: 418 km
Características geográficas
Área: 5.538,022 km²
Altitude: 692 m
Clima: Tropical
Fuso horário: UTC-4
Indicadores Sociais e Econômicos
IDH: 0,813 (PNUD/2015)
PIB: R$ 2.158.500 mil IBGE/2019
PIB: per capita R$ 84.120,00 IBGE/2019

A cidade é cortada pela BR-364, estando distante 515 km de Goiânia e 415 km de Cuiabá e faz parte do "mato grosso goiano"(região de Mato Grosso conhecida como Vale do Araguaia com forte influência cultural e social de Goiás).
Situada às margens do Rio Araguaia, Alto Araguaia conta com lindas cachoeiras, córregos, matas virgens, cerrados e outras paisagens paradisíacas que a tornam um ótimo lugar para atividades turísticas. De clima tropical, é palco de grandes eventos tradicionais como o Festival Náutico e Festival Cultural e outros.
Educação
O desenvolvimento intelectual de um povo depende de seu alicerce principal, a educação. E consciente disso, Alto Araguaia investe nessa área e o setor educacional do município cresce consideravelmente.
UNEMAT - Campus Universitário de Alto Araguaia
Alto Araguaia é atualmente um pólo educacional; conta com o Campus Universitário de Alto Araguaia (UNEMAT) com três cursos: os de Licenciatura Plena em Letras, Licenciatura Plena em Computação e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo. Perspectivas de novos Cursos em Ciências Contábeis, Administração, Agronomia e Direito.
Várias Indústrias já se instalaram em Alto Araguaia, como: Cargill Agrícola S/A, Cargill Fertilizantes, Galvani Indústrias, Comércio e Serviços LTDA, BR Distribuidora, Büngle, Coinbra, a Ferronorte e outras. O Município conta com um Distrito Industrial, regulamentado pela Lei Municipal nº 437/85, com uma área de mais de 60 hectares para a construção de novas empresas.

Agricultura
Devido às suas características geo - climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão.
Pecuária
O setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 200. 000 cabeças.
Cultura

Eesporte
Alto Araguaia que teve o privilégio de contar com o saudoso “Pantera do Leste”, famoso em todo o Centro - Oeste Brasileiro porque foi um marco na história do futebol entre a década de 60 e 70, continua incentivando o esporte por meio da Construção de Quadras de esporte nos bairros, do Estádio Bilinão, onde ocorrem vários campeonatos, como a “Taça Araguaia”.... Outro avanço significativo foi a criação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer na Administração atual.Venha conhecer Alto Araguaia, suas belezas naturais, possibilidade de grandes negócios e uma calorosa acolhida!
Situada no Sudeste de Mato Grosso, Alto Araguaia possui atualmente 15.670 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico) em 2012. Além disso, a cidade possui um clima que varia, em média de 22º C ao ano, com a precipitação de 1750 mm. Seu relevo pertence ao Planalto Taquari – Itiquira e está localizada a 17º 18’53″, numa Latitude sul e 53º 12′ 5″de Longitude Oeste.
A distância de Alto Araguaia à Capital do estado de Mato Grosso é de 426 km e de outras capitais, como: Campo Grande – 500 km, Goiânia – 520 km e de São Paulo – 950 km.
O município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e também no esporte. Devido às suas características geo – climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão. Já o setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 170.000 cabeças de gado.
- A pedra fundamental para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, foi colocada na principal praça da povoação e solenemente benta pelo Senhor Prelado D. Antônio Malan em 1920.
- A primeira linha de tráfego terrestre foi registrada em 1921, pela Empresa Auto-Viação Jataí, que percorria 186 quilômetros até Santa Rita do Araguaya.
- Em 1922, comemorando o centenário da Independência do Brasil, a cidade instalou a primeira Câmara Municipal.
- A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927 criando assim o Instituto Maria Auxiliadora, sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos. Passando a pertencer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato funcionou até o ano de 1987.
- Os primeiros veículos a motor, três fordecos, foram trazidos para Alto Araguaia pelo Major Carlos Hugueney, em 1929.
- O primeiro jornal nasceu em 1931 e foi intitulado “O Araguaia”.
- Em fevereiro de 1939 começou a funcionar no povoado o Colégio Padre Carletti, que na época recebia o nome de Obras do Cristo Redentor, que tinha como inspetor o Major Carlos Hugueney. Em 1951 passou a se chamar Patronato Salesiano e dois anos mais tarde, em 1953, Colégio Padre Carletti e atendia alunos em regime convencional e em regime de internato. O colégio deixou de funcionar em 1989 devido a motivos financeiros e carência dos padres salesianos disponíveis para direcionar a obra.
- Em 24 de maio de 1955, Alto Araguaia recebeu a visita do então candidato a Presidência da República, Juscelino Kubistchek.
- A imagem da TV Anhanguera de Goiânia/GO, chegou ao município somente em 1973. O serviço telefônico de DDD (Discagem Direta à Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional) veio através da Rede Nacional de Telefones em 03 de novembro de 1981, quando foram instaladas as 5 primeiras linhas telefônicas de Alto Araguaia.
História de Alto Araguaia O município de Alto Araguaia, que inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.
Em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya, a primeira escola mista da povoação. Já a primeira escola primária só foi montada no ano de 1915, mas a resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, só aconteceu em 1921, através da Resolução nº 837. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.
O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.
Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado. O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.
Dentre as grandes obras a serem realizadas no município, uma delas foi o asfaltamento da estão Avenida 7 de Setembro, em 1959. Este foi o primeiro trecho urbano a receber asfalto em Alto Araguaia. Depois disso vieram outros grandes marcos para o município como, por exemplo, o primeiro banco, que foi o Banco do Brasil, instalado em 15 de setembro de 1962, sendo que a conta número 001 pertencia ao então Coronel Ondino Rodrigues Lima.
Histórico
O município de Alto Araguaia apresenta vários episódios históricos. Inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física. Em 1921, a Resolução nº 837, criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.
O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.
Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.
O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.
Gentílico: alto-araguaiense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela lei estadual nº 696, de 12- 06-1915, subordinado ao município de Registro do Araguaya, (mais tarde Araguaiana). Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela resolução estadual nº 837, de 25-10-19121, desmembrado do município Registro do Araguaya. Sede na antiga vila de Santa Rita do Araguaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1922.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pelo decreto estadual nº 891, de 04-01-1930. Pelo decreto-lei nº 222, de 03-02-1933, é criado o distrito de São Vicente Bonito e anexado ao município de Santa Rita do Araguaia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Santa Rita do Araguaia e São Vicente Bonito. Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município Santa Rita do Araguaia tem sua sede localizada em Lajeado e aparece com 7 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Santa Rita do Araguaia e Ribeirãozinho. Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município aparece constituído de 9 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Itiquira Santa Rita do Araguaia, Ribeirãozinho e Tesouro.
Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o município de Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado. Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o município de Lajeado tomou a denominação de Alto Araguaia o distrito de São Vicente de Bonito passou a denominar-se São Vicente. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 8 distritos: Alto Araguaia (ex-Lajeado), Alcantilado, Cassamunga, Itiquira, Ribeirãozinho, Santa Rita do Araguaia, São Vicente (ex-São Vicente e Tesouro.
Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, é criado o distrito de Ponte Branca com território do extinto distrito de Ribeirãozinho. O decreto lei acima altera a denominação do distrito de São Vicente do Bonito para Alto Garças. E ainda, transfere o distrito de Ancantilado do
município de Alto Araguaia para o de Guiratinga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de Alto Araguaia, Itiquira e Ponte Branca.
Pela lei estadual nº 660, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Alto Garças. Elevado á categoria de município.
Pela lei estadual nº 652, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Ponte Branca. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 654, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Itiquira. Elevado á categoria de município.
Pela lei estadual nº 664, de 10-12-1953, desmembra do município Alto Araguaia os distritos de Tesouro e Cassamunga, para constituir o novo município de Tesouro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 1118, de 17-10-1958, é criado o distrito de Taquari (ex-povoado), e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Taquari.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Pela lei estadual nº 4386, de 16-11-1981, é criado o distrito de Buriti e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Alto Araguaia, Buriti e Taquari
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995. Pela lei estadual nº 4993, de 13-05-1996, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Taquari. Elevado á categoria de município com a denominação de Alto Taquari.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Buriti. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Alterações toponímicas municipais
Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado, alterado pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938.
Lajeado para Alto Araguaia, alterado pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938.
www.megatimes.com.brO município de Alto Araguaia apresenta vários episódios históricos. Inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física. Em 1921, a Resolução nº 837, criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.
O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.
Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.
O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.
Gentílico: alto-araguaiense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela lei estadual nº 696, de 12- 06-1915, subordinado ao município de Registro do Araguaya, (mais tarde Araguaiana). Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pela resolução estadual nº 837, de 25-10-19121, desmembrado do município Registro do Araguaya. Sede na antiga vila de Santa Rita do Araguaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1922.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Rita do Araguaia, pelo decreto estadual nº 891, de 04-01-1930. Pelo decreto-lei nº 222, de 03-02-1933, é criado o distrito de São Vicente Bonito e anexado ao município de Santa Rita do Araguaia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Santa Rita do Araguaia e São Vicente Bonito. Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município Santa Rita do Araguaia tem sua sede localizada em Lajeado e aparece com 7 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Santa Rita do Araguaia e Ribeirãozinho. Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município aparece constituído de 9 distritos: Lajeado (sede), Alcantilado, Balisa, Bonito, Cassununga, Itiquira Santa Rita do Araguaia, Ribeirãozinho e Tesouro.
Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o município de Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado. Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o município de Lajeado tomou a denominação de Alto Araguaia o distrito de São Vicente de Bonito passou a denominar-se São Vicente. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 8 distritos: Alto Araguaia (ex-Lajeado), Alcantilado, Cassamunga, Itiquira, Ribeirãozinho, Santa Rita do Araguaia, São Vicente (ex-São Vicente e Tesouro.
Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, é criado o distrito de Ponte Branca com território do extinto distrito de Ribeirãozinho. O decreto lei acima altera a denominação do distrito de São Vicente do Bonito para Alto Garças. E ainda, transfere o distrito de Ancantilado do
município de Alto Araguaia para o de Guiratinga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de Alto Araguaia, Itiquira e Ponte Branca.
Pela lei estadual nº 660, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Alto Garças. Elevado á categoria de município.
Pela lei estadual nº 652, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Ponte Branca. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 654, de 10-12-1953, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Itiquira. Elevado á categoria de município.
Pela lei estadual nº 664, de 10-12-1953, desmembra do município Alto Araguaia os distritos de Tesouro e Cassamunga, para constituir o novo município de Tesouro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 1118, de 17-10-1958, é criado o distrito de Taquari (ex-povoado), e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Taquari.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Pela lei estadual nº 4386, de 16-11-1981, é criado o distrito de Buriti e anexado ao município de Alto Araguaia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Alto Araguaia, Buriti e Taquari
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995. Pela lei estadual nº 4993, de 13-05-1996, desmembra do município de Alto Araguaia o distrito de Taquari. Elevado á categoria de município com a denominação de Alto Taquari.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Alto Araguaia e Buriti. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Alterações toponímicas municipais
Santa Rita do Araguaia tomou o nome de Lajeado, alterado pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938.
Lajeado para Alto Araguaia, alterado pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938.
www.klimanaturali.org