Grandes Cientistas e a Teoria do Universo

Grandes cientistas elaboraram diferentes teorias sobre o Universo ao longo da História. Conheça alguns deles, responsáveis pela construção da concepção moderna do Cosmo na Ciência.

CLÁUDIO PTOLOMEU (século II d.C.) – Ptolomeu, astrônomo grego, elaborou o Geocentrismo, teoria na qual a Terra é o centro do Universo e todos os corpos celestes - estrelas, planetas, cometas etc. - giram em torno dela. Essa concepção foi oficialmente adotada pela Igreja Católica, que considerava ser o Homem e a Terra o centro de tudo.

NICOLAU COPÉRNICO (1473-1543) – Copérnico, em seu livro Revolução dos Corpos Celestes, defende que o centro do Universo é o Sol e não a Terra, como propôs Ptolomeu. Essa teoria, chamada de Heliocentrismo (porque se achava que o elemento hélio, que compõe em torno de 9% do Sol, só era encontrado ali), provoca uma revolução na concepção do Universo e desafia a Igreja Católica da época, já que derruba a concepção de que o homem tem um lugar especial no Cosmo. Por essa razão, Copérnico, que era eclesiástico e não queria desrespeitar a Igreja, tomava cuidado para que, na época, ela não tivesse muita repercussão.

GALILEU GALILEI (1564-1642) – Galileu foi o primeiro a apontar para o céu um telescópio, construído por ele mesmo. Com seu experimento, constatou que a Lua era cheia de crateras e montanhas, que satélites orbitavam em torno de Júpiter, que o Sol tinha “manchas”, e outras observações que contrariavam o conhecimento da época.

JOHANNES KEPLER (1571-1630) – Kepler, baseado na ideia de Copérnico, publica os estudos mais im- portantes de introdução à astronomia heliocêntrica (Sol no centro do Universo). Descobre que os planetas se movem em torno do Sol em órbitas elípticas e cria leis específicas para esse movimento, gerando provas de que Copérnico estava certo. Suas obras figuravam entre os livros proibidos pela Igreja Católica.

ISAAC NEWTON (1642-1727) – newton, um dos mais importantes cientistas da História, elaborou a teoria da gravitação Universal, na qual os corpos celestes possuem uma força central que atrai outros corpos para si. Assim, explica o movimento dos corpos celestes em torno de outros, como a Lua em volta da Terra e também o fato de os elementos do Planeta Terra se manterem na superfície, sem “cair” para o espaço.

ALBERT EINSTEIN (1879 - 1955) – Einstein formulou, em 1905, a Teoria da Relatividade, segundo a qual o tempo e o espaço não são absolutos e fixos: eles podem ter diferentes medidas de acordo com o sistema de referências adotado. Um outro ponto dessa teoria é de que a velocidade da luz no vácuo é constante, podendo ser usada como medida de distância no Universo (anos-luz). Einstein dá o exemplo dos raios e o trem. Dois indivíduos observam dois raios que atingem simultaneamente as extremidades de um trem (que anda em velocidade constante em linha reta) e chamuscam o chão. Um deles está dentro do trem, exatamente na metade dele. O segundo indivíduo está fora, bem no meio do trecho entre as marcas do raio. Para o observador que está no chão e fora do trem, os raios caem simultaneamente. Mas o homem no trem vê os raios caírem um depois do outro, porque ele, ao mesmo tempo que se desloca dentro do trem em direção ao relâmpago da frente, se afasta do relâmpago que cai na parte traseira. Como a velocidade da luz é constante, o relâmpago da frente “chega” antes que o de trás aos olhos do indivíduo dentro do trem. Sua Teoria da Relatividade Geral (1916) revolucionou a descrição da gravidade, atribuindo-a a curvatura do espaço em torno de objetos massivos.

EDWIN HUBBLE (1889-1953) – Hubble realizou uma das mais importantes descobertas para a cosmologia moderna. Usando o telescópio mais potente da época, Hubble observou que as galáxias se afastam uma das outras, “fugindo” para distâncias cada vez maiores. Isso mostra que o Universo está em expansão, em todos os sentidos.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*