História do Rádio
Assim como no caso de muitas outras invenções, a história do rádio é contraditória; não há uma unanimidade em relação ao verdadeiro criador do invento. Para alguns, o sistema de transmissão de som através de ondas foi descoberto pelo italiano Marconi, no século XIX. Para outros, o mesmo sistema foi desenvolvido pelo sérvio Nicola Tesla.
Até mesmo no Brasil existe alguém para concorrer ao posto de inventor do rádio: o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, o qual construiu diversos aparelhos na área de telecomunicações e os expôs em São Paulo. O talento do brasileiro lhe rendeu muitos méritos por seu pioneirismo científico e universal na área das telecomunicações.
De qualquer forma, a primeira transmissão radiofônica se deu em 1906, nos Estados Unidos, quando Lee de Forest testou uma válvula tríodo como componente de amplificação eletrônica. Forest, em 1907, transmitiu programas de música para a cidade de Nova York. Embora tenha tido caráter experimental, esta é considerada a primeira transmissão com audiência da história. Em 1921, a partir do surgimento do sistema de ondas curtas, foi possível realizar transmissões internacionais.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org