Macaca "Alfabetizada" é Destaque da Bienal de Veneza

Macaca "Alfabetizada" é Destaque da Bienal de Veneza

Macaca "Alfabetizada" é Destaque da Bienal de Veneza
Uma instalação com uma macaca tentando soletrar a palavra "utopia" usando blocos com letras se tornou um dos grandes sucessos da recém-inaugurada Bienal de Veneza.

A obra, que contou com a participação de uma chimpanzé italiana chamada Lala, foi criada por dois artistas radicados em Berlim – o norueguês Ingar Dragset e o dinamarquês Michael Elmgreen.

Lala, a protagonista de Spelling U-T-O-P-I-A (Soletrando U-T-O-P-I-A), tem 20 anos de idade e protagonizou filmes italianos como Bongo Bongo.

O sucesso da instalação tem sido grande, apesar de, até o momento, a chimpanzé não ter conseguido soletrar a palavra e de ela só ter feito duas breves aparições nos dois primeiros dias da bienal.

Diva
Durante sua primeira tentativa, ela quase soletrou a palavra. Da segunda vez, segundo o jornal britânico Guardian, Lala conseguiu formar as palavras G-O-R-J-E-T-A, T-E-T-A e F-O-R-A.

Segundo o artista Michael Elmgreen, Lala é bem temperamental. "Não se pode mexer com ela. Ela é uma verdadeira diva. Chimpanzés são animais muito, muito fortes. Se provocados, podem até matar um ser humano", afirma.

Após os seus dois dias de participação na Bienal de Veneza, Lala retornou a Roma. Elmgreen negou afirmações de que a macaca foi submetida a maus tratos ao longo da performance.

"Lala é uma velha profissional. Ela estrelou diversos filmes italianos. Não queríamos que ela se desgastasse. Por isso, limitamos ao máximo seu número de aparições", conta Elmgreen.

Enquanto permanece em Veneza, Lala ficou em um jardim isolado, longe das hordas de turistas que têm comparecido à cidade italiana.

Controvérsia
A bienal, que é um dos maiores eventos artísticos do mundo, acontece a cada dois anos nos jardins de Giardini, que tem vista para o Lido de Veneza.

A edição deste ano já causou polêmica com a obra de artistas húngaros que usaram um busto de 3.500 anos da rainha egípcia Neferiti, em uma instalação de vídeo.

O governo do Egito fez um protesto formal ao Museu Egípcio de Berlim – que conta com o busto em sua coleção – exigindo que ele seja devolvido ao país.

A bienal, que foi inaugurada neste sábado, vai até novembro deste ano.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem