Malhador, Geografia e História de Malhador | Sergipe

Malhador, Geografia e História de Malhador | Sergipe

Malhador, Geografia e História de Malhador | Sergipe

Geografia
Localiza-se a uma latitude 10º39'28" sul e a uma longitude 37º18'17" oeste, estando a uma altitude de 251 metros. Sua população estimada em 2011 era de 12.622 habitantes. Possui uma área de 102,2 km².

Aniversário: 25 de novembro
Fundação: 1953
Gentílico: malhadorense

Malhador, Geografia e História de Malhador | Sergipe


Malhador, Geografia e História de Malhador | Sergipe
História
Bem no centro do Estado de Sergipe, num planalto, está edificada a sede do município de Malhador, a 49 quilômetros de Aracaju. Com terras, excelentes para a agricultura o local onde se encontra Malhador é alto e seguro. Tornou-se um ponto certo para os criadores levarem seus rebanhos. Daí a explicação do seu nome: “lugar alto e plano onde o gado se deita para ruminar e descansar”. Curiosamente, o município não nasceu a partir da construção de uma capela, mas as primeiras casas surgiram para que os vaqueiros de Itabaiana pudessem descansar.

Malhador, Geografia e História de Malhador | SergipeOs primeiros registros da existência de Malhador são do final de 1600. Mas apesar da influência e da proximidade com Itabaiana, quando Riachuelo se tornou vila, em 1874, Malhador passou a ser dependente dela. Essa dependência trouxe alguns frutos, como por exemplo a cana-de-açúcar, que tinha em Riachuelo uma gigantesca produção.

Malhador chegou a ter os engenhos do Caboclo, que iria pertencer a Augusto da Santa Rosa; o do Motaca, de José Joaquim de Santana Cardoso e o de Conguandá, de José Tavares.

Mas os engenhos de Malhador não duraram muito. É a questão de vocação. Eles acabaram se transformando em alambiques e fazendas de criação de gado. Houve quem pretendesse mudar o nome de Malhador para São José, nome do Padroeiro, no entanto, a tentativa não logrou êxito.

A igreja de Malhador custou muito suor e trabalho. Anos e anos de coletas, leilões, ajudas para construí-la. Foi construída aos poucos, aos pedaços. A idéia, estimulada pelo padre de Riachuelo, Manoel José de Oliveira, português de quatro costados, conservador, mas dinâmico, preocupado com o seu rebanho. Mas foi padre João Marinho de Souza, também português, que iniciou, em 1933, a construção. Construídas as bases, só em 1936 é feito o altar. É de se destacar o trabalho de Lúcio Pedreiro, e de Zé de Beata, os dois grandes mestres da obra.

Malhador, Geografia e História de Malhador | SergipeA base da sua economia é a agricultura. Um dos principais produtos é o inhame, da família dos tubérculos, que se desenvolve de acordo com a quantidade de água que lhe é fornecida. O forte poder econômico gerado a partir dessa produção pode ser comprovado pelos resultados alcançados pelas famílias envolvidas no plantio. Atualmente Malhador é conhecida como a terra do Inhame.

Malhador, Geografia e História de Malhador | SergipeA cidade de Malhador é detentora de um grande manancial de água, represada através da barragem do rio jacarecica II, na divisa com o município de Areia Branca.

Fontes
www.malhador.se.gov.br
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem