Nova Cruz | Rio Grande do Norte
Gentílico: Novacruzense
Unidade Federativa: Rio Grande do Norte
Municípios limítrofes: Santo Antônio, Várzea, Espírito Santo, Pedro Velho, Montanhas, Jacaraú, Caiçara, Logradouro , Campo de Santana, Passa e Fica e Lagoa Danta.
Área: 277,657 km²
População: 37.410 hab. est. IBGE/2011
Densidade: 131,9 hab./km²
Fuso horário: UTC-3
PIB: R$ 132.622 mil IBGE/2011
PIB per capita: R$ 3.102,00 IBGE/2011
Distância de Natal: 93 km de Natal
História
Era início do século XVII quando surgiu um núcleo populacional às margens do Curimataú, resultado da instalação de uma hospedaria pertencente aos primeiros moradores que ali chegaram.
A hospedaria destinava-se ao descanso dos boiadeiros, vindos da Paraíba e de Pernambuco, quando passavam pela região com seus rebanhos. O crescimento da povoação foi aumentando quando muitos boiadeiros que por ali passavam, fixaram moradia. o foi chamado de Urtigal, segundo historiadores, pela quantidade de urtigas existentes no local. Logo depois seu nome foi mudado para Anta Esfolada, em virtude de alguns fatos ocorridos na localidade, e contados pelo historiador Manoel Dantas, que diz: "existia no território uma anta com espírito maligno.

O animal não mais apareceu e o povoado foi denominado definitivamente de Nova Cruz, e no dia 15 de março de 1852, pela Lei Provincial n° 245, foi criado o município de Nova Cruz que só em 3 de dezembro de 1919, recebeu foros de cidade.