O Que é Jornalismo (Clóvis Rossi)

O Que é Jornalismo (Clóvis Rossi)

O Que é Jornalismo (Clóvis Rossi)O que é Jornalismo (Editora Brasiliense, 1980), de Clóvis Rossi, define o Jornalismo, independente de ser considerado o “Quarto Poder” como um processo de conquista social constante, geralmente sutil, mas que abrange os leitores, telespectadores e ouvintes por meio da escrita, palavras e imagens.”

Clóvis Rossi é um comunicador e convicto apaixonado pela profissão de, durante 40 trabalhou em grandes jornais do Brasil, destacando-se entre eles O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Além de ser editor-chefe do Estado de São Paulo, em que participou de coberturas internacionais tanto no Estado de São Paulo, como pela Folha de São Paulo, sendo neste correspondente, em Buenos Aires e Madri. Escreveu livros sobre jornalismo, entre os quais: A Contra-revolução (Contrarrevolução )na América Latina, Editora Atual, 1985, Coleção Primeiros Passos nº 10 – Jornalismo – Editora – Cinema, Editora Círculo do Livro, 1980 e Enviado Especial – 25 Anos ao Redor do Mundo, Editora SENAC São Paulo. Nos últimos anos,  Clóvis Rossi é colunista e repórter  especial da Folha de São Paulo.

Clóvis Rossi descreve, em seu livro, aborda com objetividade e clareza diversos pontos e questões relativa compreensão  sobre a profissão de jornalista, em que aborda temas relativos a informação e controle através da objetividade, as normas de estilo que de certa forma impõe limites no trabalho jornalístico em todo o seu processo, principalmente aos princípios básicos de um jornalismo imparcial, tornando-o preso a uma ou indeterminadas regras, como também a pauta, que limita o trabalho jornalístico. Comprometendo, assim, a informação repassada ao consumidor de informações.

Clóvis Rossi tem como pauta o termo “ lead”,  que segundo ele toda reportagem básica deve responder a seis perguntas fundamentais: "A norma básica diz que toda reportagem deve responder a seis perguntas fundamentais (traduzidas dos manuais norte-americanos): quem, quando, onde, como, por que, o quê." E completa fazendo uma observação muito importante: as respostas para as tais perguntas podem ter pesos diferentes, isso depende do que se está noticiando. Clóvis concorda que um lead que responde às seis perguntas com detalhes oferece ao leitor uma enorme quantidade de informação. Entretanto, ao invés de introduzir a leitura da matéria, o lead, muitas vezes, a reduz, baseado na suposição de que os leitores não têm mais tempo para ler uma reportagem. Para o autor, a generalização dessa suposição acaba sendo contrariada pelo fato de que, muitas vezes, certa matéria chama mais a nossa atenção do que outra e, assim, desperta o interesse de lê-la integralmente em busca de maiores detalhes. O Livro ressalta a questão financeira da profissão,  atingindo o objetivo de informar e explicar aos leitores as questões mais relevantes dentro do jornalismo.

No Livro “O que é Jornalismo” estabelece uma leitura dinâmica, e informa  de forma prazerosa. No entanto vale ressaltar que ler o livro, especialmente por aqueles que pretendem escolher o Jornalismo como profissão e que estão iniciando os estudos acadêmicos, é de suma importância compreender os pontos que determina o sucesso ou fracasso no mundo jornalístico.


www.megatimes.com.br

www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem