Paraquedas | Invenção e Evolução

Paraquedas | Invenção e Evolução

Paraquedas | Invenção e Evolução

Páraquedas
Um páraquedas é um aparelho normalmente de tecido com um formato semelhante ao de uma sombrinha destinado a diminuir a velocidade da queda de pessoas (por exemplos soldados) ou objectos despenhados de grande altura.

Existem evidências de que Leonardo da Vinci fez projetos de um pára-quedas um pouco rudimentar mas que funcionou em testes recentes. O pára-quedas de da Vinci consistia em um quadrado com quatro pirâmides de pano espesso e em cujo centro (onde se cruzam as diagonais) se prendiam cordas que seguravam o corpo do pára-quedista.

EvoluçãoCom a formação de unidades especializadas em salto (pára-quedistas) a Força Aérea de quase todos os países dispõe assim de uma possibilidade de colocar tropas no solo a partir do céu, possibilitando as tropas de serem transportadas mais rapidamente.

Com a banalização do paraquedismo, começaram a aparecer várias modalidades desportivas, e o pára-quedas evoluiu em vários sentidos: de abertura automática (tipicamente para uso militar)

Tipos de pára-quedas
Este tipo de pára-quedas está preparado para ser engatilhado por um gancho que, amarrado a um cabo resistente, irá abrir o pára-quedas depois do salto com a tensão no cabo resultante do afastamento do paraquedista em relação ao avião. Este tipo de pára-quedas permite, assim, saltos de baixa altitude, já que o pára-quedas é aberto quase instantaneamente.

Este tipo não é muito manobrável e é utilizado especialmente para a largada de militares em alvos cirurgicamente estudados.

Parapente
O parapente é um pára-quedas leve, muito flexível, que permite planar no ar. O nome deriva da semelhança com um pente, quando aberto. O parapente foi provavelmente um dos responsáveis principais no aparecimento de desportos ligados ao salto em pára-quedas.

Para uma maior segurança do paraquedista, existe um dispositivo de abertura automática do pará-quedas: Cypress. É um altimetro digital e velocímetro que em queda livre estabelece uma relação entre altitude e velocidade e estipula uma altura mínima para abertura do pára-quedas, ou seja, se por acaso o paraquedista enfrentar problemas no salto, tal como desmaios ou um Twist muito instenso ao chegar á altitude pré-determinada ele ejeta o pará-quedas principal e abre o reserva automaticamente.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem