Leopardo | Panthera pardus

Leopardo |Panthera pardus 

Leopardo | Panthera pardus

O Leopardo "Panthera pardus" (Linnaeus, 1758) é uma espécie de felídeo da subfamília das panteras. No passado, também era conhecido pelo nome de pardo ou, especialmente no que diz respeito à população asiática, pantera. Este felino tem uma pelagem castanha pontilhada de rosetas, semelhantes às da onça-pintada, mas menor e com uma distribuição mais densa. Existe também uma forma melânica, conhecida como pantera negra. Um excelente alpinista e saltador, o leopardo tem a particularidade de içar suas presas no garfo de uma árvore para colocá-las fora do alcance de outros predadores.

Um felino solitário e oportunista, o leopardo está espalhado na África e no sudeste da Ásia em vários tipos de habitats. O tamanho da população, no entanto, é considerado diminuído pela União Internacional para a Conservação da Natureza, que classifica as espécies como vulneráveis. Cinco subespécies são consideradas ameaçadas ou criticamente ameaçadas: o leopardo da Arábia, o leopardo de Amur, o leopardo de Java, o leopardo do Ceilão e o leopardo persa.

Leopardo | Panthera pardus

O leopardo tem um corpo longo e musculoso, bem proporcionado, com pernas grandes. Os músculos peitorais são desenvolvidos para permitir que eles subam em árvores. A cauda longa é curvada para cima quando o animal caminha e age como uma barra enquanto se move pelas árvores. O peso médio do leopardo é de 58 kg nos machos e 37 kg nas fêmeas. Os maiores espécimes podem chegar a 90 kg e são encontrados principalmente na Ásia Central e no Irã, em algumas florestas indianas onde o tigre está ausente e no Sri Lanka, assim como em certas partes da África, como a África do Sul, os vales das montanhas do Quênia. , as florestas tropicais da África Ocidental (Congo, Gabão, Camarões) e, nos tempos antigos, a Argélia. Em todas essas áreas, o leopardo desempenha o papel de super-predador. O tamanho da mulher é cerca de dois terços do tamanho do homem . O comprimento do corpo é de 1-1,9 metros nos machos e 0,95-1,25 metros nas fêmeas, com uma cauda de 52 a 90 cm. A altura na cernelha varia de 45 a 78 cm. As garras do leopardo (que podem atingir 2,5 cm de comprimento) são as mais afiadas de todos os felinos (necessários para escalar). Caninos podem atingir 6 cm de comprimento.

Leopardo | Panthera pardus

O manto é marcado por manchas em um fundo de cor variável, do amarelo pálido ao marrom camurça. A garganta, o peito, a barriga, a face interna das pernas e a cauda são brancas. As orelhas arredondadas têm um dorso preto e uma mancha branca no interior. Nas laterais, nas costas e na parte superior das pernas, as manchas formam rosetas do interior marrom que às vezes também apresentam uma mancha preta, como as da onça-pintada. A cabeça, pernas e cauda têm manchas pretas sólidas. Na cauda, ​​as manchas podem formar anéis. O arranjo e a forma dos pontos variam muito de um indivíduo para outro. Nas regiões tropicais, a pele tende a ser curta, escura e brilhante, enquanto nas regiões frias é mais longa, sedosa e clara. O leopardo de Amur é a subespécie que tem rosetas mais espaçadas e uma pelagem mais clara. O leopardo da Arábia tem uma cor clara e é caracterizado por seu tamanho pequeno.

O leopardo preto, vulgarmente conhecido como "pantera negra", apresenta uma variação de cores devido a uma mutação genética chamada melanismo: o pelo mantém suas manchas, mas são visíveis apenas de certos ângulos de luz. Essa mutação, que não é exclusiva de uma única subespécie, é mais frequente nas florestas úmidas e densas de Bengala e Java, onde a coloração é uma camuflagem eficaz.

Leopardo | Panthera pardus
Leopardo | Panthera pardus
Leopardo | Panthera pardus

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem