Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio

Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio

Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio
A Água-Marinha é a variedade azul-esverdeada pálida de berilo, assim como a esmeralda. É uma gema muito apreciada para ornamentar joias por sua dureza, permitindo uma grande diversidade de cortes. Sua cor e brilho lembram a água do mar.

O tom azulado da água-marinha é devido à presença de Fe2+; enquanto o esverdeado é devido às inclusões de Fe3+ e pode ser removido com um tratamento térmico leve. Essa é uma prática comum, pois a água-marinha é mais valiosa quanto mais escura a cor azul que ela apresenta.

Entre as variedades de berilo, possui a menor densidade, geralmente menor que 2,7 g / cm3.

Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio
Formação
O berilo é um mineral de origem magmática associado a rochas graníticas, pelo que também as suas variedades, como a água-marinha. Este mineral se origina na fase pegmatítica, geralmente a temperaturas entre 1000 ° C e 600 ° C. Também pode ser formado em depósitos hidrotérmicos, associados a outros tipos de pedras. Em particular, a água-marinha é geralmente encontrada em quase todos os lugares em que há berila comum, em cristais de todos os tamanhos.

Geralmente, as águas-marinhas geralmente ocorrem em pedras de 10 quilates. No entanto, em 1910, um espécime pesando 110 quilos foi encontrado na cidade de Marambaia, Minas Gerais, Brasil. Esta água-marinha é a maior já encontrada, e suas dimensões eram 48,5 cm de comprimento e 42 cm de diâmetro.

Os depósitos de água-marinha são muito numerosos. Água-Marinha pode ser encontrada na Itália, Sri Lanka, Índia e Estados Unidos. Também em alguns países africanos, como Zâmbia, Nigéria, Madagascar, Quênia, Tanzânia e Malawi. As minas mais importantes são as do Brasil: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. No entanto, as cópias mais citadas provêm das montanhas dos Urais (Rússia).

Etimologia e história
O nome Água-Marinha vem do latim, aqua marinā, água do mar. Seu nome se refere à sua cor.

Devido à sua cor, a água-marinha era conhecida anteriormente como a pedra do marinheiro. Antigamente os marinheiros o usavam como um talismã contra tonturas e tempestades.

Durante a idade média, os alquimistas pensavam que a água-marinha impedia a retenção de líquidos e melhorava a digestão. Também se acreditava que essa pedra agia como um antídoto para qualquer veneno.

Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio
Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem