Tipos de Climas do Brasil

Tipos de Climas do Brasil

Tipos de Clima do Brasil

No Brasil, em virtude de sua grande extensão, bem como sua localização, o clima se apresenta de diversos tipos diferentes. Os principais tipos de climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Equatorial: É o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com precipitações pluviométricas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Tropical: Esse tipo climático abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão chuvoso. A temperatura média varia entre 18°C e 28°C.

Semiárido: É o clima do Brasil que predomina no interior nordestino e o norte de Minas Gerais. As temperaturas são elevadas, com médias de 27 °C, e as precipitações pluviométricas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas, como a construção de reservatórios de água, dificultam o desenvolvimento de atividades como a agropecuária.

Tropical de Altitude: É um clima típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste como o Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As temperaturas, com médias anuais entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas em seu relevo. Uma das características desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical Atlântico: É um clima que está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. As temperaturas são elevadas, por volta de 25 °C. As precipitações pluviométricas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Subtropical: É um clima predominante no sul do território brasileiro, na qual são situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Abrange os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As temperaturas médias é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As precipitações  pluviométricas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada no pontos mais elevados da zona de abrangência desse tipo climático.

Tipos de Clima do Brasil

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem