Billy the Kid, Henry McCarthy | Nova York

Billy the Kid, Henry McCarthy | Nova York

Billy the Kid, Henry McCarthy | Nova York
O “Desperado” mais procurado dos EUA, ainda quando vivo foi amaldiçoado e glorificado, como caridoso ou um simples cretino psicopata, era também distinguido pelo seu cinismo e por sua mira infalível. Nasceu em 23 de Novembro de 1859 com o nome de Henry McCarthy em Nova York, deixou-a em 1875 após a morte da mãe chamando-se Henry Antrim quando esteve em Silver City e tornava-se com apenas 16 anos o cowboy William Bonney no Texas. 

Possuía 1,52 mts de estatura, cabelos loiros e olhos azuis, com lineamentos regulares. Durante um Inverno, o jovem comerciante Inglês John Henry Tunstall, que possuía um armazém em Lincoln City, Novo México, e um pequeno rancho, dava trabalho a esse rapaz. Esse gesto de generosidade e também a forte amizade que ligava o jovem cowboy e o comerciante, talvez fosse o motivo que induziu Billy the Kid após a morte de John em 18 de Fevereiro de 1878 a participar ativamente de uma “Guerra”, que no fundo não era sua, porque combatiam dois grupos opostos por interesses diversos. Em 1 de Abril de 1878 o xerife William Brady e o seu vice George Hindman foram mortos em Lincoln por três homens, jamais identificados. 

A partir daquele momento, Billy the Kid com um punhado de homens temerários, continuou uma parte dessa guerra como sua vingança pessoal. Essa vingança custaria a vida de mais 300 homens. Quando esses combates se tornaram intoleráveis, o governador Lewis Wallace anunciou em 7 de Outubro de 1878, a proclamação de uma amnistia do presidente dos EUA, Rutherford B. Hayes, onde prometia impunidade a todos aqueles que depusessem as suas armas e retornassem a um laboro digno. Para Billy the Kid e seus assim chamados “Reguladores”, não sobrava mais do que deixar o país ou assumir o banditismo. O fim seria inevitável; o bando de Billy the Kid foi aniquilado homem após homem e ele próprio foi preso em 20 de Fevereiro de 1880 pelo xerife Pat Garret, numa casa perto de Stinking Springs. Em 30 de Março de 1881 foi acusado de homicídio do xerife Brady pela Corte dos EUA-District de Mesilla, em 13 de Abril foi declarado culpado e em 15 de Abril foi condenado à morte. Foi levado para a prisão de Lincoln, onde seria executado, mas ele escapou da sua cela em 28 de Abril de 1881, após ter matado dois guardas. O projétil mortal disparado por Pat Garret atingia Billy the Kid em 14 de Julho de 1881.

Billy the Kid, Henry McCarthy | Nova York

Postagem Anterior Próxima Postagem