Máquina Hidráulica

 Máquina Hidráulica

Hydraulic Machine


Máquina hidráulica (Hydraulic Machine) é o tipo de máquina que utiliza como força motriz a pressão da água ou outro líquido. A água constitui ótimo elemento para acionar máquinas de êmbolo de movimento lento, quando submetida a altas pressões. O sistema tem, em geral, grande força e a vantagem do comando fácil e preciso. É usado em elevadores, guindastes e em vários tipos de bombas, nome genérico dos mecanismos cuja função é elevar fluidos de um nível a outro.

Os sistemas de propulsão movidos pela pressão da água são, em certos casos, preferíveis aos elétricos, pois oferecem mais segurança, adaptação, firmeza e estabilidade no transporte de cargas muito pesadas. Usam-se em máquinas que exigem grande concentração de força para sua operação.


Os diversos tipos de elevador baseiam-se em dois sistemas básicos: os que sofrem ação direta e os suspensos, de ação indireta. No primeiro caso, a base do sistema é um cilindro hidráulico de comprimento pouco maior que o percurso máximo do elevador, fixado verticalmente no chão. Um aríete, ou carneiro hidráulico, move-se dentro do cilindro e sustenta a cabina fechada do elevador, na parte superior. Quando a água é bombeada, a pressão faz o carneiro elevar a cabina. O elevador de ação direta é o mais indicado para levantar grandes cargas, como se verifica nos elevadores de água, nas comportas de diques de represas etc., em que um só carneiro hidráulico suporta até mil toneladas.


Os elevadores de ação indireta são comandados por um carneiro hidráulico de trajeto comparativamente curto. A cabina é suspensa por um cabo e se move mediante um dispositivo de cabos e polias que constitui o aparelho. O peso da cabina pode ser neutralizado por meio de contrapesos pendentes. Num elevador equilibrado típico, usam-se dois cabos para erguer a carga, enquanto dois outros sustentam os contrapesos.


Quando a água sob pressão pode ser obtida sem grande dificuldade, indica-se sua aplicação em guindastes, de preferência à eletricidade. Tais guindastes costumam ser movimentados por sistemas hidráulicos em que as funções de elevar e virar são realizadas por conjuntos separados de carneiros e cilindros.


Para elevar grandes pesos a pequenas alturas, usam-se macacos hidráulicos, constituídos basicamente de uma prensa hidráulica, em que uma alavanca manual bombeia a água de um poço, por meio de um êmbolo oco, dentro do espaço que se encontra debaixo do carneiro, o que faz com que este se eleve. Para baixar a carga, usa-se um parafuso que permite o escapamento da água sob pressão até o poço de abastecimento.


Tais máquinas se baseiam no princípio da prensa de Bramah e também são utilizadas no preparo de fardos de algodão, assim como na confecção de ressaltos de chapas de caldeiras. Outra utilização é na elaboração de grandes peças de aço forjado. Nesse caso, a homogeneidade da estrutura de uma peça forjada com lingotes de aço depende de cada lingote ter recebido tratamento uniforme na fase de fabricação. Outros exemplos de utilização de máquinas hidráulicas na atividade das usinas são a prensa hidráulica, que proporciona uma lenta e potente compressão, e a rebitadora hidráulica.


Hydraulic Machine



Motor e cabrestante. Quando se dispõe de boa quantidade de água sob pressão e se deseja obter um movimento giratório a velocidade moderada, o motor de êmbolos ou pistões oferece certas vantagens, particularmente nos casos em que seja possível trabalhar com toda carga e que a variação de velocidade possa ser excessiva, como acontece, por exemplo, no trabalho de um cabrestante. O motor adaptado ao cabrestante consta de três cilindros de ação independente, fixos radialmente a um corpo exterior, de forma que suas três bielas atuem sobre um único eixo mecânico. O abastecimento de água é regulado por um pedal que aciona a válvula.


Transmissão e freios. Também se empregam processos hidráulicos nos dispositivos de controle para transmissão da força de rotação desenvolvida no eixo dos motores de automóveis. Eles substituem os sistemas mecânicos, com a vantagem de evitarem a vibração provocada pelas mudanças de velocidade. Também é bastante conhecida a eficiência dos freios hidráulicos, cujas principais características são a rapidez de funcionamento e a segurança. Consistem basicamente num cilindro provido de êmbolo e biela, cheio de água, óleo ou glicerina.


www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem