Adão e Eva | Religião

Adão e Eva | Religião

Adão e Eva

A origem do homem e sua condição mortal constituem o substrato em que lança raízes a história bíblica de Adão e Eva.


De acordo com a Bíblia, Adão e Eva formaram o primeiro casal humano, criado por Deus. O Gênesis apresenta dois relatos sobre a criação do homem. O primeiro, hoje considerado mais recente, está em Gen 1:27: "Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou." O segundo, mais antigo e mais detalhado, acha-se em Gen 2:7: "Então Iavé Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente." Adam é uma dentre várias palavras hebraicas que significam "homem": ele vem do solo, adamah. O termo é usado em geral em sentido coletivo, para designar a espécie humana. Assim é empregada no primeiro relato da criação do homem, onde nada sugere a existência de um casal real.


Mais adiante o Gênesis relata que Deus, para que o homem não estivesse só, criou a mulher a partir de uma costela de Adão. Deixou os dois no jardim do Éden, deu-lhes poder sobre todos os seres vivos, mas proibiu-lhes provar o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando Eva, instigada pela serpente, convence Adão a comer o fruto, Deus expulsa-os do paraíso. Esse foi o pecado original, e em conseqüência dele a mulher foi condenada a parir filhos em dor e estar submetida ao marido, e o homem a obter o sustento com o suor de seu rosto, até morrer. Depois que ambos foram expulsos do paraíso, Adão chamou à companheira Eva (Havvah, da raiz hayah, "viver"), por ser a mãe de todos os viventes.


A continuação da história de Adão e Eva, narrada ainda no Gênesis, diz que Adão viveu 930 anos, número que os exegetas geralmente consideram simbólico. No que diz respeito à descendência de Adão e Eva, além de Caim e Abel são mencionados outros filhos, o último dos quais foi Set.


Por comparação e cotejo com outras fontes do Oriente Médio, pode-se reconhecer e interpretar a maior parte das imagens utilizadas na narrativa do Gênesis, conquanto os biblistas difiram em suas interpretações. A maioria deles vê na narrativa do Gênesis não um relato literal, mas a expressão das convicções de seus autores sobre a relação do homem com o universo e o Criador.


No Novo Testamento, Adão aparece em textos de são Paulo como um precursor de Cristo, "figura daquele que devia vir" (Rm 5:14). Jesus é o princípio de justiça e de vida, ao passo que Adão era o princípio de pecado e morte.


www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem