Antígua e Barbuda | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Antígua e Barbuda

Antígua e Barbuda | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Antígua e Barbuda

ANTIGUA E BARBUDA, ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS DE ANTIGUA E BARBUDA

Antígua e Barbuda é uma nação das Caraíbas, constituída pelas ilhas de Antígua (280 km²), Barbuda (161 km²) e Redonda (1,5 km²). Os vizinhos mais próximos são Guadalupe (a sul) e dependências (a noroeste), Montserrat a sudoeste, e São Cristóvão e Nevis a oeste. A capital é Saint John's. A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 km² e suas dependências: Barbuda, com 160 km², e Redonda, com 2 km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores. Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a difereciam do resto do Caribe. Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora.

Geografia: Área: 442 km². Hora local: - 1h. Clima: tropical. Capital: Saint John's. Cidade: Saint John's (24.500) (aglomeração urbana) (2017).

População: 72 mil (2017); nacionalidade: antiguana; composição: afro-americanos 91,3%, eurafricanos 3,7%, europeus meridionais 2,4%, árabes, sírios e libaneses 0,6%, indianos e paquistaneses 0,4%, ameríndios 0,3%, outros 1,3% (2005). Idiomas: inglês (oficial), inglês dialetal. Religião: cristianismo 93,9% (anglicanos 33,3%, protestantes 30,9%, outros 29,2%), outras 4,7%, sem religião 1,4%.

Relações Exteriores: Organizações: Banco Mundial, Caricom, Comunidade Britânica, FMI, OEA, OMC, ONU. Embaixada: 3216, New Mexico Avenue NW, Washington D.C. 20016, EUA.

Bandeira de Antígua e BarbudaGoverno: Monarquia parlamentarista. Div. administrativa: 6 paróquias e 2 territórios. Chefe de Estado: rainha Elizabeth II, do Reino Unido, representada pelo governador-geral, James Carlisle (desde 1993). Primeiro-ministro: Baldwin Spencer (UPP) (desde 2004). Partidos: Progressista Unido (UPP), Trabalhista de Antígua (ALP). Legislativo: bicameral – Senado, com 17 membros; Casa dos Representantes, com 17 membros. Constituição: 1981.

O país é formado por três ilhas do arquipélago das Pequenas Antilhas, no leste do mar do Caribe. A menor, Redonda, é uma ilhota rochosa e desabitada, de apenas 2 quilômetros quadrados. Barbuda, com 160 quilômetros quadrados, abriga menos de 2% dos habitantes. A ilha de Antígua, com 280 quilômetros quadrados, é a mais desenvolvida. Seu litoral recortado, com baías e praias de areia clara, atraem milhares de visitantes e fazem do turismo a principal fonte de renda. O país é considerado um paraíso fiscal, por atrair investimentos financeiros, garantindo altos ganhos e anonimato aos investidores. O território está sujeito à ação de furacões.

Saint John's, Capital de Antígua e Barbuda
Saint John's, Capital de Antígua e Barbuda

História de Antígua e Barbuda

Assim como as demais ilhas da região, Antígua e Barbuda eram habitadas por índios caraíbas quando Cristóvão Colombo chega à região, em 1493. A partir do século XVI, os nativos são dizimados pelos colonizadores europeus. Em 1632, Antígua é ocupada pelos britânicos, que introduzem o cultivo de tabaco e cana-de-açúcar, usando como mão-de-obra escravos africanos. Barbuda, inicialmente uma fazenda de criação de escravos, é anexada em 1860. Membros da Federação das Ilhas Sotavento (desfeita em 1956) e da Federação das Índias Ocidentais (1958-1962), Antígua e Barbuda adquirem autonomia parcial em 1967 e tornam-se Estado independente em 1981, sob o governo do primeiro-ministro Vere Bird, do Partido Trabalhista de Antígua (ALP). Bird mantém estreitas ligações com os Estados Unidos (EUA), que arrendam parte do território antiguano para fins militares. Em 1990, o governo é acusado de ligações com o tráfico de armas e de drogas, o que origina vários protestos. Lester Bird, filho de Vere, elege-se primeiro-ministro em 1994. No ano seguinte, o furacão Luís arrasa o país, levando o governo a adotar um plano de austeridade econômica.Nas eleições parlamentares de 1999, o ALP obtém maioria, e Lester Bird mantém-se como premiê, apesar das acusações de corrupção feitas pela oposição. No mesmo ano, Vere Bird morre. Em 2000, o governo adota polêmico imposto de 2% sobre movimentação financeira.

Nas eleições para a Casa dos Representantes, em março de 2004, o Partido Progressista Unido (UPP) obtém 12 das 17 cadeiras e indica Baldwin Spencer para primeiro-ministro. A derrota do ALP retira a família Bird da chefia de governo, que ocupava desde 1976.

Com a passagem do Furacão Irma, o mais devastador em um século no Atlântico, em 6 de setembro de 2017, 90% da ilha de Barbuda fica destruída.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem