Cingapura | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Cingapura

Cingapura | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Cingapura


Geografia: Área: 641 km². Hora local: +11h. Clima: equatorial. Capital: Cidade de Cingapura. Cidade: Cidade de Cingapura (5.100.000).

População: 5,1 milhões; nacionalidade: cingapuriana; composição: chineses 76%, malaios 15%, indianos 6%, outros 3%. Idiomas: malaio, mandarim, tâmil, inglês. Religião: crenças populares chinesas 42,7%, islamismo 18,4%, budismo 14,5%, cristianismo 12,3%, hinduísmo 5,1%, sem religião e ateísmo 4,7%, outras 2,4%.

Relações Exteriores: Organizações: Apec, Asean, Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU. Embaixada: 3501, International Place NW, Washington D.C. 20008, EUA; e-mail: singemb@bellatlantic.net, site na internet: www.gov.sg/mfa/washington.

Governo: República parlamentarista. Div. administrativa: não há. Partidos: da Ação do Povo (PAP), dos Trabalhadores, Aliança Democrática de Cingapura (SDA). Legislativo: unicameral – Parlamento, com 84 membros. Constituição: 1959.

Localizada na maior ilha de um arquipélago ao sul da península da Malásia, Cingapura é uma cidade-estado que tem a metade do território ocupada por áreas urbanas. Importante entreposto comercial e financeiro, a nação proporciona alto padrão de vida aos habitantes. A economia se baseia nos serviços bancários e portuários, no turismo e na indústria de alta tecnologia. Por sua alta produtividade no fim dos anos 1980, Cingapura é incluída entre os Tigres Asiáticos, mas de 1998 a 2001 a economia passa por recessão. O sistema político é fechado, com censura e aplicação da pena de morte. Segundo a Anistia Internacional, o país tem o mais alto índice de execução per capita do mundo.
CINGAPURA, ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS DE CINGAPURA

História de Cingapura

Bandeira de CingapuraDurante séculos, a ilha de Cingapura é uma área pantanosa ocupada por pescadores que pertence ao sultanato de Johore , no sul da Malásia. Em 1819, sir Stanford Raffles, da Companhia Britânica das Índias Orientais, funda ali um entreposto comercial. Em 1826, a companhia incorpora Cingapura e outros dois territórios peninsulares (Penang e Malaca) em um único Estabelecimento dos Estreitos, que passa a ser colônia britânica em 1867. Após breve ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial, o Estabelecimento dos Estreitos é desintegrado, em 1946, e Cingapura se torna separadamente colônia britânica. Obtém autonomia administrativa em 1959. Em 1963 incorpora-se à Federação Malaia (atual Malásia). A união fracassa por causa das tensões entre os malaios, predominantes na federação, e as comunidades de origem chinesa de Cingapura. Em 1965, o país passa a ser independente. Lee Kuan Yew torna-se o primeiro-ministro em 1959, ainda no período de autonomia parcial, e seu governo se estende até 1990. Substituído por Goh Chok Tong, permanece no gabinete e mantém grande influência. Em 1999, o Partido da Ação do Povo (PAP), governista, não sustenta a candidatura do presidente Ong Teng Cheong à reeleição. O comitê governamental que organiza o pleito valida apenas uma candidatura, a de Sellapan Ramanathan (S.R. Nathan), que é nomeado presidente sem passar por eleição popular.
Cidade de Cingapura
Cidade de Cingapura
Nas eleições de 2001, o PAP conquista 82 das 84 cadeiras do Parlamento. Entre abril e setembro de 2003, a síndrome respiratória aguda grave (Sars, na sigla em inglês) provoca 33 mortes no país e causa prejuízos econômicos, em virtude da queda no turismo. Em agosto de 2004, Lee Hsien Loong (PAP), filho mais velho do ex-premiê Lee Kuan Yew, assume o cargo de primeiro-ministro. O pai se mantém no gabinete. O governo anuncia medidas de estímulo ao crescimento populacional, pois Cingapura tem taxa de fecundidade insuficiente para manter a população estável.
http://www.klimanaturali.org
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem