Tonga | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Tonga

Tonga | Aspectos Geográficos e Socioeconômicos de Tonga


Geografia – Área: 749 km². Hora local: +16h. Clima: tropical. Capital: Nukualofa. Cidades: Nukualofa (26.600), Mu´a (5.100), Neiafu (4.900) (2018).

População – 112 mil (2018); nacionalidade: tonganesa; composição: tonganeses 96%, outros 4%. Idiomas: inglês, tonganês (oficiais). Religião: cristianismo 92,9% (protestantes 42,9%, independentes 21%, cristãos de fronteira 14,5%, católicos 14%, outros 2,6% - dupla filiação 2,1%), bahaísmo 6,7%, sem religião 0,2%, outras 0,2%. Moeda: paanga.

Relações Exteriores – Organizações: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, ONU. Embaixada: Missão Permanente de Tonga junto às Nações Unidas. 800, Second Avenue, suite 400B, New York, NY 10017, EUA.

Governo – Monarquia parlamentarista. Div. administrativa: 3 grupos de ilhas. Chefe de Estado e de governo: rei Taufa’ahau Tupou IV (desde 1965). Partido: Movimento por Direitos Humanos e Democracia (HRDM) (não-oficial). Legislativo: unicameral – Assembléia Legislativa, com 31 membros. Constituição: 1875. 

O Reino de Tonga situa-se no centro-sul da Oceania, a leste de Fiji. Também chamado de Ilhas da Amizade – nome dado pelo navegador britânico James Cook –, é um arquipélago formado por 170 ilhas vulcânicas e coralinas, cobertas de matas tropicais, das quais cerca de 40 são habitadas. Dois terços da população vivem na ilha Tongatapu. Turismo, pesca e agricultura são as principais fontes de receita de Tonga, que produz coco, abóbora e baunilha. A nação, no entanto, importa grande quantidade de alimentos.

TONGA - ASPECTOS GEOGRÁFICOS E SOCIAIS DE TONGA

Bandeira de TongaHistória de Tonga

Tonga foi o centro de uma civilização de 3 mil anos que, no século XIII, se estendia até o Havaí. O explorador holandês Abel Tasman visita a região no século XVII. O reino cai sob influência inglesa em 1773, com a chegada de James Cook. Uma monarquia constitucional vigora a partir de 1875, e, em 1900, o país assina um Tratado de Amizade com a Coroa Britânica, da qual passa a ser protetorado a partir de 1905. O primeiro rei é o chefe nativo Taufa’ahau, que recebe o título de George Tupou I. O rei atual, Taufa’ahau Tupou IV, assume em 1965. Em 1970, o Reino de Tonga recupera a independência e se torna membro da Comunidade Britânica. Oficialmente não há partidos políticos no país, mas o oposicionista Partido do Povo conquista, em 1996, seis cadeiras no Parlamento, entre as nove eleitas por voto popular. A maioria dos integrantes da Assembleia Legislativa é indicada pelo rei. Nas eleições de 1999, a oposição – com o nome de Movimento por Direitos Humanos e Democracia (HRDM) – elege cinco representantes.

Nukualofa
Nukualofa
O HRDM elege sete deputados em 2002. O governo inicia processo contra o ex-bobo da corte do reino, o norte-americano Jesse Bogdonoff, que operava um fundo estatal de investimentos. Segundo as autoridades, suas aplicações causaram perdas de 26 milhões de dólares. O Parlamento aprova, em outubro de 2003, emenda constitucional que restringe a liberdade de imprensa. Em fevereiro de 2004, é anunciado acordo com Bogdonoff, que se compromete a pagar 1 milhão de dólares a Tonga.


www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem