Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
 Campus da Unemat em Alto Araguaia

Dados Gerais de Alto Araguaia
Aniversário: 26 de outubro
Fundação: 1938
Gentílico: alto-araguaiense
Unidade federativa: Mato Grosso - MT
Mesorregião: Sudeste Mato-Grossense
Microrregião: Alto Araguaia
Municípios limítrofes: Alto Garças, Alto Taquari, Santa Rita do Araguaia e Araguainha
Distância até a capital:  418 km
Área: 5.538,022 km²
População: 15.780 hab. (2012)
Densidade: 2,85 hab./km²
Clima: Tropical
Fuso horário: UTC−4
PIB: R$ 750 413,806 mil
PIB per capita: R$ 52 388,57

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
O município de Alto Araguaia, que inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.

Em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya, a primeira escola mista da povoação. Já a primeira escola primária só foi montada no ano de 1915, mas a resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, só aconteceu em 1921, através da Resolução nº 837. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.

O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.

Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado. O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.

Dentre as grandes obras a serem realizadas no município, uma delas foi o asfaltamento da estão Avenida 7 de Setembro, em 1959. Este foi o primeiro trecho urbano a receber asfalto em Alto Araguaia. Depois disso vieram outros grandes marcos para o município como, por exemplo, o primeiro banco, que foi o Banco do Brasil, instalado em 15 de setembro de 1962, sendo que a conta número 01 pertencia ao então Coronel Ondino Rodrigues Lima.

Curiosidades
- A pedra fundamental para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, foi colocada na principal praça da povoação e solenemente benta pelo Senhor Prelado D. Antônio Malan em 1920.

- A primeira linha de tráfego terrestre foi registrada em 1921, pela Empresa Auto-Viação Jataí, que percorria 186 quilômetros até Santa Rita do Araguaya.

- Em 1922, comemorando o centenário da Independência do Brasil, a cidade instalou a primeira Câmara Municipal.

- A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927 criando assim o Instituto Maria Auxiliadora, sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos. Passando a pertecer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato funcionou até o ano de 1987.

- Os primeiros veículos a motor, três fordecos, foram trazidos para Alto Araguaia pelo Major Carlos Hugueney, em 1929.

- O primeiro jornal nasceu em 1931 e foi intitulado "O Araguaia".

- Em fevereiro de 1939 começou a funcionar no povoado o Colégio Padre Carletti, que na época recebia o nome de Obras do Cristo Redentor, que tinha como inspetor o Major Carlos Hugueney. Em 1951 passou a se chamar Patronato Salesiano e dois anos mais tarde, em 1953, Colégio Padre Carletti e atendia alunos em regime convencional e em regime de internato. O colégio deixou de funcionar em 1989 devido a motivos financeiros e carência dos padres salesianos disponíveis para direcionar a obra.

Alto Araguaia | MT
Alto Araguaia | MT
Alto Araguaia | MT
Alto Araguaia | MT


- Em 24 de maio de 1955, Alto Araguaia recebeu a visita do então candidato a Presidência da República, Juscelino Kubistchek.

- A imagem da TV Anhanguera de Goiânia/GO, chegou ao município somente em 1973. O serviço telefônico de DDD (Discagem Direta à Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional) veio através da Rede Nacional de Telefones em 03 de novembro de 1981, quando foram instaladas as 50 primeiras linhas telefônicas de Alto Araguaia.

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto AraguaiaAlto Araguaia Atualmente
Situada no Sudeste de Mato Grosso, Alto Araguaia possui atualmente 15.780 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico). Além disso, a cidade possui um clima que varia, em média de 22º C ao ano, com a precipitação de 1750 mm. Seu relevo pertence ao Planalto Taquari - Itiquira e está localizada a 17º 18'53", numa Latitude sul e 53º 12' 5"de Longitude Oeste. A distância de Alto Araguaia à Cuiabá, Capital do estado de Mato Grosso, é de 426 km e de outras capitais, como: Campo Grande - 500 km, Goiânia - 520 km e de São Paulo - 950 km.

O município conta ainda com um significativo Polo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e também no esporte. Devido às suas características geo - climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão. Já o setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 180.000 cabeças de gado.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 17º18'53" sul e a uma longitude 53º12'55" oeste, estando a uma altitude de 692 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.800 habitantes. A cidade é cortada pela BR-364, estando distante 515 km de Goiânia e 415 km de Cuiabá e faz parte do "Mato Grosso goiano" (região de Mato Grosso conhecida como Vale do Araguaia com forte influência cultural e social de Goiás).

Turismo
O cenário araguaiense é composto por imensas praias, corredeiras, imensas grutas, exuberantes saltos e fantásticas cachoeiras, formando-se assim um verdadeiro e magnífico santuário. Não poderíamos deixar de citar, as mais importantes peças desse santuário ecológico, as nascentes do rio Araguaia. O Rio Araguaia, principal afluente da margem esquerda do Tocantins, nasce no Município de Alto Araguaia (MT), na Serra do Caiapó, a uma altitude de 850 m, próximo ao Parque Nacional das Emas, divisa de Goiás e Mato Grosso, e corre para o Norte, desaguando na margem esquerda do Rio Tocantins, em São João do Araguaia, na divisa dos estados de Tocantins e Pará, num total de 2.115 km de extensão. Divide os Estados de Tocantins e Mato Grosso, Tocantins e Pará, e Goiás e Mato Grosso, onde se bifurca para formar a ilha do Bananal, passando seu braço direito a ser chamado de rio Javaés. É um rio de planície, muito largo e pouco profundo, com pequenas quedas e corredeiras e águas turvas. Sua largura máxima é de 1.600 km e é navegável durante a cheia por cerca de 1.300 km, de Aruanã (GO) a Araguacema (TO).

Foi responsável pelo desbravamento do Centro-oeste e conta com uma fauna e flora muito extensa e diversificada. É considerado um dos rios mais piscosos do mundo, o que atrai pescadores do mundo inteiro, profissionais e amadores que encontram os maiores bagres das Américas, piraíbas, surubins, tucunarés e pirarucu, o maior peixe de escamas dos rios brasileiros. A melhor época para a pescaria é de setembro a abril e só é permitida com molinete ou vara e para peixes com até 30 kg.

A pesca é proibida durante a piracema, período de reprodução dos peixes, de outubro a fevereiro. O início da temporada de pesca é em fevereiro e a alta temporada do Araguaia é em julho. Em toda sua extensão, existem excelentes hotéis e pousadas. No extremo Nordeste de Mato Grosso, o rio divide-se em dois braços, pela margem esquerda o rio Araguaia e pela margem direita o rio Javaés, por aproximadamente 320 km, formando a ilha de Bananal, maior ilha fluvial do mundo, onde estão várias aldeias Carajás. Durante a seca oferece diversas praias muito procuradas pelos turistas. A Cidade de Aruanã é o principal portão de entrada para o Rio Araguaia.

Seu curso é dividido em Alto Araguaia, das nascentes até a cidade de Registro do Araguaia, numa extensão de 450 km; Médio Araguaia, de Registro do Araguaia até a cidade de Santa Isabel do Araguaia, numa extensão de 1.505 km e Baixo Araguaia, de Santa Isabel até a foz, numa extensão de 160 km. Entre Aruanã (GO) e Conceição do Araguaia (PA), o fundo arenoso limita a navegabilidade no período de estiagem.

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
Cacheiras
- Cachoeira dos Padres: Queda do Rio Araguaia, a 500 m do centro da cidade;

- Cachoeira do Rio Araguaia: Queda do Rio Araguaia, a 3 km do centro da cidade;

- Cachoeira do Estádio Bilinão: Queda do Rio Araguaia, a 3 km do centro da cidade;

- Cachoeira Couto Magalhães: Queda do Rio Araguaia, a 35 km do centro da cidade;

- Cachoeira da Onça: Queda do Córrego da Água Emendada, a 41 km do Centro;

- Cachoeira do Paraíso: Queda do Rio Paraíso, a 45 km do Centro;

- Cachoeira das Orquídeas: Queda do Córrego Rico, a 46 km do Centro;

- Cachoeira da Água Emendada: Queda do Córrego da Água Emendada, a 62 km do Centro;

- Cachoeira do Sonho: Queda do Rio Araguainha, a 67 km do Centro.

Relevo
- Gruta da Gota Santa: Rodovia MT-100, a 66 km do centro da cidade;

- Loca do Rio Araguaia;

Serra Vermelha: Formação montanhosa que oferece vista panorâmica da região, é propícia aos esportes radicais, localizada a 50 km do centro da cidade;

- Serra Preta: Formação montanhosa que oferece vista panorâmica da região, localizada a 100 km do centro da cidade.

Outros: Não poderíamos deixar de destacar: o Córrego da Água Emendada, o Rio Paraíso, o Córrego Rico e o Rio Araguainha.

Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia
Alto Araguaia | Geografia, História de Alto Araguaia

Postagem Anterior Próxima Postagem