Axé Music, História do Estilo Musical
Estilo musical que surge em Salvador, na Bahia, na segunda metade da década de 1980. Caracteriza-se pelo uso intenso da percussão e pela utilização predominante de instrumentos, como o repique, timbau e surdos. Próprias da cultura afro-baiana, as letras em geral abordam temas relativos à sensualidade, com certa ironia e malícia. Outras dizem respeito à rica religiosidade da população local e às tradições negras. É comum a presença de bailarinas sensuais, uma clara influência dos antigos sambas-de-roda do interior baiano.
O termo axé music é criado em
1987 pelo jornalista baiano Hagamenon Brito, que trabalhava no jornal A Tarde,
na tentativa de cunhar uma expressão pejorativa para designar o estilo
nascente. Ela é rapidamente incorporada pela mídia, tornando-se uma designação
de referência nacional para esse tipo de música. No início, os músicos baianos
renegam o nome, mas posteriormente acabam por aceitá-lo.
No começo dos anos 80, o grupo
Olodum e o músico Luiz Caldas estabelecem as bases do estilo, ao juntar
elementos do Carnaval, da música caribenha e muita percussão. A partir do
samba-reggae e do samba-duro, típicos de Salvador, diluem a estética afro por
meio da introdução de elementos da música pop. Também é fundamental nesse processo
a batida criada por Neguinho do Samba. Os trios elétricos, inventados nos anos
50 por Dodô e Osmar, são também influências essenciais. Posteriormente, os
grupos de axé music passam a incorporar novos instrumentos, como guitarra,
baixo, bateria e teclados.
A música que inaugura o gênero é
Fricote, de Luiz Caldas, em 1985. No ano seguinte, a canção Eu Sou Negão, de
Jerônimo, faz muito sucesso. Mas o primeiro grande fenômeno de vendas, que
lança nacionalmente a axé music, é Madagascar Olodum, do bloco afro Reflexu’s,
gravada em 1987. Do mesmo ano é Vem Faraó, que lança o grupo Olodum
internacionalmente. Entre os maiores expoentes do estilo estão É O Tchan, Terra
Samba, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Bamdamel, Netinho,
Gera Samba, Banda Eva, Timbalada, Banda Beijo e Ara Ketu.
Com o surgimento da axé music, a
música de Salvador quebra definitivamente a hegemonia histórica do eixo Rio-São
Paulo, ao estabelecer outra vertente geográfica de expressão nacional. O gênero
torna-se influente, diversificado e com enorme apelo popular. Os músicos
percebem rapidamente o potencial do novo estilo e passam a investir numa
poderosa infra-estrutura de criação, recebendo logo a aprovação de grandes
nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânea, Gal Costa e
Carlinhos Brown. A inserção musical nacional da axé music é assim oficializada.
Agosto é o mês no qual os
artistas mais importantes do movimento lançam seu trabalho para que esteja
conhecido no Carnaval do ano seguinte. O pico de vendas ocorre depois dessa
festa, quando os turistas – principalmente paulistas e cariocas – voltam a sua
cidade e compram os CDs. Nos primeiros anos do século XXI, o gênero começa a
declinar e diminui rapidamente sua participação no mercado fonográfico. Sintomaticamente,
a cantora Daniela Mercury sobe pela primeira vez em um trio elétrico
acompanhada de um DJ de música tecno, no Carnaval de 2000.
www.klimanaturali.org
www.klimanaturali.org