Eras Geológicas

Eras Geológicas


Eras Geológicas

Era

Período
Duração ( em milhões de anos )

Características principais

Pré – Cambriana

( ou primitiva )

Azótico

4,6 a 3,8 Bilhões de anos
Ausência de vida . Constituição das primeiras rochas magmáticas , a partir da solidificação dos minerais .

Arqueológico





4 Bilhões
Corresponde à formação da crosta terrestre , com o surgimento dos primeiros aglomerados rochosos, que são os escudos cristalinos . Marca também o inicio da definição dos mares e continentes e o inicio da vida , através do aparecimento de bactérias  e de algas azuis nos oceanos .

 


Proterozoico




2,5 bilhões e 542 milhões
Caracterizada por intensa atividade vulcânica , que trouxe o magma do interior para a superfície . Após o resfriamento , esse transformou – se em rochas , que , por sua vez sofreram metamorfismo , originando os grandes depósitos de minerais metálicos como ferro , manganês , ouro , etc . Alem disso , dá – se o desenvolvimento de vida na água .


Paleozoica

( ou primaria )
·        Permiano
·        Carbonífero
·        Devoniano
·        Siluriano
·        Ordoviciano
·        Cambriano



340 Milhões de anos
Era de grande atividade formadora e transformadora da superfície . É  dessa época  o surgimento de alguns conjuntos montanhosos , como os Alpes Escandinavos ( Europa ) , os Montes Apalaches ( Estados Unidos ) e o Maciço de Vosges (França ) . Durante o período final dessa era , ocorreu o soterramento de florestas em varias porções do globo , dando origem às jazidas de carvão mineral . É também marcada pelo surgimento dos primeiros repteis e pelo destaque dos anfíbios , moluscos e peixes .

Era

Período

Duração ( em milhões de anos )
Características principais :

Mesozoica  ( ou secundária )
·        Cretáceo
·        Jurássico
·        Triássico



167 Milhões de anos

Foi a Era do gigantismo na Terra , com o surgimento , desenvolvimento e extinção de grandes repteis , como os dinossauros . Houve também um intenso vulcanismo e consequentemente derrame de lava em varias partes do globo . Grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas originaram- se do processo de sedimentação dos fundos marinhos ocorridos nessa era .


Cenozoica
Terciário

 Constituição das grandes cadeias montanhosas ( Alpes ,  Andes , Himalaia , Rochosas e Atlas ) . Extinção dos repteis gigantescos e de desenvolvimento dos mamíferos .


Quaternário


Surgimento da espécie humana . Configuração atual dos continentes e oceanos É caracterizado também pelas grandes glaciações.


www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem