Filo Zygomycota

Filo Zygomycota

Filo ZygomycotaO filo Zygomycota compreende todos os fungos que produzem zigósporo (que é um zigoto), contido em um zigosporângio de parede espessa.

Zygomycota constitui grupo de fungos ditos verdadeiros, possivelmente com ancestral comum com os Chytridiomycota. Apresentam parede celular composta por quitina-quitosano, com micélio geralmente bem desenvolvido, porém cenocítico, com septos verdadeiros ocorrendo apenas na delimitação dos órgãos de reprodução. No restante do talo, ocorrem septos mais esporadicamente, ou com o envelhecimento da colônia. A reprodução assexuada é realizada por meio de esporos imóveis, os aplanósporos, que, de acordo com o tipo de estrutura que os transporta, recebem nomes diversos, como esporangiósporos (em esporângios), merosporangiósporos (em merosporângios), cladósporos (em cladosporângios) e assim por diante. Tem-se ainda esporangíolos (esporângios com 2-30 esporos) e esporângios uniesporados. A reprodução sexuada acontece pela copulação gametangial, entre hifas de micélios geneticamente compatíveis, geralmente heterotálicos, sendo raras as espécies homotálicas. O resultado, zigoto ou zigósporo, por sua vez, encontra-se no interior do zigosporângio, que apresenta parede espessa, escura, geralmente com ornamentações por verrugas ou espinhos. O zigosporângio geralmente é nu, mas podem ocorrer apêndices hifálicos que partem das células suspensoras e envolvem, em diversos graus, o zigoto. A maioria dos Zygomycota é representada por indivíduos sapróbios, crescendo sobre matéria vegetal em decomposição e/ou fezes de herbívoros, com capacidade de assimilação das substâncias de estrutura molecular mais simples.

Há, também, grupos que são micorrízicos e simbiotróficos mutualistas obrigatórios; alguns podem ser parasitas fracos de plantas e de frutos e grãos estocados; alguns são fermentadores; outros, simbiontes com invertebrados, em relação ainda obscura, com autores advogando o comensalismo ou o mutualismo; e, finalmente, alguns outros representantes podem ser parasitas obrigatórios ou facultativos de insetos. São consideradas como válidas 2 classes, 11 ordens, 37 famílias, 173 gêneros além de 105 sinônimos e 1056 espécies. Enquanto a classe Zygomycetes está organizada em 7 ordens, 30 famílias, 125 gêneros incluindo 83 sinônimos e 867 espécies, apresenta-se mais homogênea em seus caracteres gerais, o grupo dos Trichomycetes organizado em 4 ordens, 7 famílias, 48 gêneros além de 22 sinônimos e 189 espécies é colocado em Zygomycota, em função de estrutura que lembra zigósporo, embora não existam evidências citológicas que corroborem o fato.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem