Zigoto e Zigóteno
Zigoto (ou ovo, nos animais) é a célula diploide resultante da união dos núcleos haploides (cariogamia) de duas células eucarióticas mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada.
Zigoto animal - Nos animais, o zigoto é denominado ovo e resulta da união de dois gametas: ovócito e espermatozóide. É uma célula totipotente, ou seja, é capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto.
Através de várias divisões mitóticas dá origem a um novo indivíduo (embrião). A quantidade e a distribuição do vitelo variam de acordo com o organismo considerado e dependem, inclusive, do tipo de desenvolvimento do embrião.
Zigoto vegetal - Nas plantas verdes, o zigoto vai dar origem ao esporófito, a fase diploide que produz esporos; a germinação desses esporos dá origem ao gametófito, capaz de produzir os gâmetas haploides. Nas espermatófitas, o zigoto primeiro se transforma num embrião que se encontra dentro da semente, enquanto nas pteridófitas, o zigoto se desenvolve diretamente na planta adulta.

Zigóteno - Momento da meiose em que os cromossomas homólogos se juntam, formando pares. Acontece o emparelhamento, ou sinapse. O zigóteno é uma subdivisão da profase I que se dá após o leptóteno. No final desta subdivisão, segue-se de imediato o paquíteno.
www.klimanaturali.org